vida acadêmica

Feira informa jovens sobre estudos nos EUA

O evento é uma parceria do Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife e o escritório da EducationUSA na Unifor

O evento, que aconteceu, ontem, no Gran Marquise Hotel, vai se repetir em Recife, Belo Horizonte, Cuiabá, Campinas, Curitiba e Rio de Janeiro ( Foto: Kléber A. Gonçalves )
01:00 · 04.04.2018

Para estudantes que desejam iniciar ou continuar uma vida acadêmica nos Estados Unidos, há oportunidades de sobra. Esta foi a ideia exposta na Feira EducationUSA Brasil, que aconteceu nessa terça-feira (3), no Gran Marquise Hotel, na Beira Mar.

O evento deverá se repetir em Recife, Belo Horizonte, Cuiabá, Campinas, Curitiba e Rio de Janeiro. Em Fortaleza, foi organizado pela parceria entre o Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife e o escritório da EducationUSA na Universidade de Fortaleza (Unifor).

> Unifor realiza workshop sobre geração de energia

Em um espaço reservado do hotel, foram organizados estandes de sete universidades americanas, que contavam com seus respectivos representantes prontos para esclarecer as dúvidas dos estudantes gratuitamente.

O grupo de instituições presentes foi composto pela faculdade comunitária Foothill-De Anza, a Universidade de Buffalo, a Universidade do Estado de Califórnia em Northridge (CSUN), Universidade da Flórida Central, Universidade de Bridgeport, Universidade do Colorado em Boulder e a Universidade Estadual de Pittsburg. "Estaremos oferecendo o máximo de informação possível para quem deseja estudar nos Estados Unidos, seja para uma graduação, para cursos de inglês ou cursos de curta duração", diz Lina Sena, orientadora do escritório EducationUSA/UNIFOR.

Além da feira, o evento também teve palestras sobre o sistema educacional norte-americano, os processos de admissão à graduação e à pós-graduação, auxílio financeiro, exames exigidos, como o Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira (TOEFL, na sigla original), e os procedimentos de como obter o visto para estudantes.

"A EducationUSA orienta não somente alunos universitários, mas também estudantes do Ensino Médio ou pessoas que estejam em busca de um mestrado ou doutorado. As pessoas podem descobrir oportunidades. Eu procuro encorajar alunos brasileiros a aprenderem cada vez mais sobre as chances de estudar nos Estados Unidos", explica Daniel Stewart, cônsul geral dos Estados Unidos no Recife. Segundo ele, a maioria dos estudantes no Brasil conhece instituições na Flórida ou outras mais famosas, como Harvard. "Existem mais de 4.600 faculdades e universidades americanas, todas proporcionando ensino de qualidade. Espero que com esse evento, os jovens possam descobrir suas chances e oportunidades, e saber que há locais nos Estados Unidos que desejam a presença deles por lá", conclui.

Sonho

Com o acesso à informação, o público da feira pareceu se ver alguns passos mais próximo da tão sonhada ida ao território norte-americano. Foi o caso da estudante de Psicologia Eriana Sousa Barbosa, de 20 anos. "Eu soube da feira através de um grupo de intercâmbio pelo Facebook. Meu sonho é estudar na UCLA, na Califórnia. Eu descobri recentemente e já me apaixonei. Eu sei que os custos são muito altos, mas eu estou trabalhando nisso, estou pesquisando mais sobre ela. Eu quero tentar a pós-graduação lá", revela.

O EducationUSA é uma fonte oficial de informações sobre estudos nos Estados Unidos e possui uma rede global de mais de 400 centros de orientação, afiliado à Seção de Educação e Cultura (Bureau of Educational and Cultural Affairs - ECA) do Departamento de Estado Americano. No Brasil, existem 34 escritórios em instituições parceiras.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.