Novas oportunidades

Estado irá ofertar 9,5 mil vagas em cursos de línguas

01:00 · 10.02.2018

Os estudantes da rede de ensino estadual vão poder participar de cursos de línguas estrangeiras promovidas pela Secretaria da Educação (Seduc). Ao todo, vão ser ofertados cerca de 9.550 vagas em 11 unidades por meio dos Centros Cearenses de Idiomas (CCIs). As vagas são prioritariamente destinadas para os alunos que estão cursando a 1ª série do Ensino Médio na rede pública estadual. Na Capital, as CCIs funcionarão em shoppings.

Segundo a Seduc, a escolha do funcionamento em ambientes privados foi pensada para dar oportunidade aos estudantes da rede pública estadual frequentarem outros espaços da Capital, criando novas formas de aprender e sociabilizar. Inicialmente, cursos de inglês e espanhol serão disponibilizados.

Nos municípios de Caucaia, Crateús, Itapipoca e Iguatu serão atendidos 1.050 alunos em cada unidade. O Centro Juazeiro do Norte atenderá 1.750 estudantes. A previsão da Pasta da Educação é inaugurar as primeiras sedes em Fortaleza, no Shopping Benfica, e no município de Crateús até o fim de fevereiro. O investimento do Governo nos Centros é de R$ 5 milhões.

Os CCIs buscam fortalecer o currículo da Educação Básica e garantir aos estudantes oportunidades para o ingresso no mundo acadêmico e do trabalho. Serão implantadas 11unidades em seis municípios cearenses, sendo seis em Fortaleza e as demais em Itapipoca, Crateús, Caucaia, Iguatu e Juazeiro do Norte.

Na Capital, serão instalados cinco Centros nos shoppings RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, North Shopping Jóquei, Benfica e Via Sul, além de uma outra unidade no Bairro Conjunto Ceará. Em Fortaleza, cada Centro poderá atender 600 alunos.

Capacitação

Os cursos serão organizados em módulos de estudo, podendo ser certificada a conclusão de cada módulo ou de um conjunto de módulos. A expectativa é que os alunos conheçam mais profundamente as relações linguísticas e culturais das línguas estrangeiras modernas ofertadas e desenvolvam um bom domínio da língua estrangeira em curso, no âmbito das quatro habilidades: ler, escrever, falar e ouvir.

Educadores

A Seduc lançou um Edital para Seleção Simplificada de Professores Efetivos da Rede Estadual do Ceará para Composição de Banco de Recursos Humanos para atuarem nos Centros Cearenses de Idiomas. O processo já foi concluído e os professores serão chamados conforme as demandas dos referidos Centros.

Para o professor Lucineudo Irineu, do curso de espanhol da Universidade Estadual do Ceará (Uece), as capacitações da Seduc representam oportunidades de emprego e um novo olhar para a língua espanhola. "Perdemos espaço com a não obrigatoriedade da disciplina no Ensino Médio. Do ponto de vista pedagógico é interessante. O mercado de trabalho também se abre". Na avaliação do profissional, os novos professores que saem dos cursos das universidades públicas estão aptos para facilitar a troca de conhecimentos.

Atualmente, o Estado conta com alguns cursos públicos de línguas. A Prefeitura de Fortaleza oferta por meio do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh). A Universidade Federal do Ceará (UFC) também oferece pelas Casas de Cultura e a (Uece) pelo Projeto de Inclusão de Línguas (Prolin).

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.