Evento na Unifor

Dráuzio Varella lança a campanha 'Doe de Coração'

A campanha quer estimular mais pessoas a se tornarem doadoras e vencer a resistência dos familiares

01:00 · 05.09.2018
Image-0-Artigo-2449097-1
Uma das campanhas mais tradicionais da Fundação Edson Queiroz, a 'Doe de Coração' chega à 16ª edição com uma marca de vitória: o Ceará é o Estado com a menor taxa de recusa de famílias de doadores do Nordeste
Image-1-Artigo-2449097-1
A edição de hoje do Diário do Nordeste traz um encarte especial com a marca da campanha, reestilizada pelo artista plástico cearense José Guedes

A edição 2018 do movimento "Doe de Coração" será lançada oficialmente hoje, 5 de setembro, pela Fundação Edson Queiroz, em solenidade que contará com a presença da vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, Manoela Queiroz Bacelar; e do médico cancerologista Dráuzio Varella. A solenidade acontecerá na Praça Central do Campus da Universidade de Fortaleza (Unifor), a partir das 17h30.

Para marcar o lançamento, a edição de hoje do Diário do Nordeste traz um encarte especial com a marca da campanha, reestilizada pelo artista plástico cearense José Guedes: um coração em verde vibrante, que remete à esperança de uma nova vida, composto de formas geométricas, dando ao símbolo não apenas perspectiva e profundidade, como também representação de redes de conexão, uma vez que o incremento das doações depende do comprometimento de todos. A assinatura do artista e a declaração "Sou um Doador" completam o layout do encarte.

Estímulo

A ideia é que, além de decorar ambientes, a presença deste símbolo estimule mais pessoas a se tornarem doadores e vença a resistência de amigos e familiares quando há a perda de um ente querido. Com obras no Museu de Arte Moderna, de São Paulo; no Museu Ivam, na Espanha; e na coleção Daros, de Zurique, José Guedes salienta que antes mesmo de receber o convite de redesenhar a logo da "Doe de Coração", já era um admirador e havia vestido literalmente a camisa da campanha.

Para ele, o "Doe de Coração" é um movimento de extrema importância: "Eu conheço várias pessoas que estão na fila para receber órgãos, então, quanto mais doações mais rapidamente essas pessoas serão beneficiadas. É aí que entra a 'Doe de Coração', porque muitos não sabem como ajudar, e a Fundação Edson Queiroz faz um papel importantíssimo em levar esse conhecimento às pessoas", diz. José Guedes ressalta, ainda, a alegria e satisfação em poder participar ativamente da edição do Doe de Coração deste ano. "É uma das campanhas de saúde mais importante que conheço e tem que ser sempre fortalecida. Esta nobre causa deve estar sempre na mídia. Eu me sinto extremamente gratificado em poder dar minha pequena contribuição a esse grande projeto. Estou superfeliz", frisa.

A campanha

Uma das campanhas mais tradicionais da Fundação Edson Queiroz, a "Doe de Coração" chega à 16ª edição com uma marca de vitória decorrente das demais edições: o Ceará é o Estado com a menor taxa de recusa de famílias de doadores do Nordeste. O fato é consequência do trabalho de profissionais da saúde, da constante divulgação da doação de órgãos e da conscientização da população.

Por meio da parceria firmada com hospitais públicos e particulares, o movimento "Doe de Coração" envolve principalmente veiculação de anúncios em jornais, portais de notícias, rádios e emissoras de televisão, além de distribuição de folders, cartazes e camisas para funcionários das empresas do Grupo Edson Queiroz, a fim de mobilizar e solidarizar os colaboradores para a campanha. O objetivo é alcançar e impactar o maior número de pessoas a fim de otimizar a doação de órgãos.

Ações

À semelhança da edição do ano passado, a campanha de 2018 trará depoimentos de transplantados que foram beneficiados pela doação de órgãos e tecidos. Para aumentar a interatividade, os vídeos da campanha também serão veiculados nas mídias sociais da Unifor e do Grupo Edson Queiroz. Além disso, o movimento "Doe de Coração" terá, mais uma vez, como grande diferencial, a realização de campanhas de mobilização em locais de grande fluxo de pessoas como avenidas, praças e parques públicos, e em instituições parceiras, como hospitais públicos e privados. Na Unifor, alunos e colaboradores são estimulados, durante todo o mês de setembro, por meio de ações internas, a se engajarem na campanha.

Mais informações:

Lançamento do movimento 'Doe de Coração'

Palestra do médico cancerologista Dráuzio Varella

Data: 5 de setembro

Horário: 17h30

Local: Praça Central do

Campus Unifor

Site: www.Unifor.Br/doedecoracao

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.