Campanha

Doe de Coração será lançado dia 5

01:00 · 24.08.2018
Image-0-Artigo-2444195-1
A tradicional marca da campanha, com o coração formando a palavra DOE, foi redesenhada pelo artista plástico cearense José Guedes

O tradicional Movimento Doe de Coração será lançado oficialmente pela presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, e pelo médico cancerologista Drauzio Varella, em solenidade que acontecerá dia 5 de setembro, na Praça Central no Campus da Unifor. Realizado desde 2003, o projeto da Fundação Edson Queiroz (FEQ) contribui anualmente com avanços fundamentais para transplantes de órgãos e tecidos no Ceará.

> Número de doadores de órgãos no CE cresce 25% 
 
Idealizada pelo chanceler Airton Queiroz, falecido no ano passado, a Campanha Doe de Coração acontece desde 2003, sempre em setembro, mês já conhecido pelo estímulo à doação em todo o Brasil, com o objetivo de encorajar as doações de órgãos no Estado do Ceará.

A tradicional marca da campanha, com o coração formando a palavra DOE, foi redesenhada pelo artista plástico cearense José Guedes, ganhando cor vibrante e figuras geométricas. Segundo ele, a marca da Campanha ganhou um verde vibrante, que remete à esperança de uma nova vida, e o coração ganhou formas geométricas em seu interior, dando-lhe perspectiva e profundidade.

"As figuras geométricas na verdade são redes de conexão, destacando a importância da união de todos para fortalecer essa grande rede de solidariedade humana que é a doação de órgãos e que acaba sendo doação de vidas", ressalta. Com obras no Museu de Arte Moderna, de São Paulo, no Museu IVAM, na Espanha, e na coleção DAROS, de Zurique, José Guedes salienta que, antes mesmo de receber o convite para redesenhar a logo da Doe de Coração, já era um admirador e já havia vestido literalmente a camisa da iniciativa. Para ele, a Doe de Coração é uma campanha de extrema importância: "Conheço várias pessoas que estão na fila para receber órgãos, então, quanto mais doações mais rapidamente essas pessoas serão beneficiadas. É aí que entra a Doe de Coração, porque muitos não sabem como ajudar e a Fundação Edson Queiroz faz um papel importantíssimo em levar esse conhecimento às pessoas".

A campanha

Por meio da parceria firmada com hospitais públicos e particulares, o Movimento Doe de Coração envolve, principalmente, veiculação de anúncios em jornais, portais de notícias, rádios e emissoras de televisão, além de distribuição de fôlderes, cartazes e camisas para funcionários das empresas do Grupo Edson Queiroz, a fim de mobilizar e solidarizar os colaboradores para a campanha. O objetivo é alcançar e impactar o maior número de pessoas a fim de otimizar a doação de órgãos.

Assim como na edição de 2017, serão veiculados depoimentos de transplantados que foram beneficiados pela doação de órgãos e tecidos. Para aumentar a interatividade, os vídeos da campanha também serão divulgados nas mídias da Unifor e do Grupo Edson Queiroz. Além disso, o Movimento Doe de Coração terá mais uma vez como diferencial a realização de campanhas de mobilização em espaços urbanos de grande fluxo da cidade, como avenidas, praças, parques públicos e hospitais.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.