9º fascículo

Diário no Enem traz Linguagens e códigos

01:00 · 10.09.2018

O nono fascículo da série Diário do Nordeste no Enem está sendo publicado na edição desta segunda-feira (10) do Diário do Nordeste. Neste fascículo, terá continuidade a área de Linguagem. O conteúdo é do Colégio Ari de Sá Cavalcante e está sendo publicado todas as segundas e quartas-feiras, até 8 de outubro. As videoaulas sobre os conteúdos dos fascículos podem ser assistidas no hotsite: www.Diariodonordeste.Com.Br/diarionoenem.

A série é uma realização do Diário do Nordeste. Neste fascículo serão tratadas as competências 5 e 6, que abrangem as habilidades de 15 a 20 da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Segundo a matriz de referência para o Enem, a competência de área 5 tem por objetivo analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de acordo com suas condições de produção e recepção.

Produção

Nessa área, estão contidas as habilidades de 15 a 17, que tratam das relações entre o texto literário, seu momento de produção e procedimentos de construção. Tratam do reconhecimento da presença de valores sociais e humanos permanentes no patrimônio literário nacional.

A competência de área 6 lida com a compreensão e o uso dos sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade. Nela, estão contempladas as habilidades 18, 19 e 20. O Diário do Nordeste no Enem é constituído de 17 fascículos, 4 para cada área específica e 1 de revisão do conteúdo geral.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.