nesta quarta

Diário no Enem traz conteúdo de Matemática

O projeto prevê, entre outros instrumentos, 17 videoaulas exclusivas publicadas na TV DN e no hotsite do projeto

01:00 · 13.09.2017
Image-0-Artigo-2295967-1
Este fascículo contemplará as competências 3 e 4 da área de Matemática e suas Tecnologias. As de 10 a 18 serão expostas e discutidas nas questões apresentadas

O oitavo fascículo do projeto "Diário do Nordeste no Enem 2017" circula nesta quarta-feira (13). O material foi elaborado e discutido pelos professores Alexandrino Diógenes, Alfredo Castelo, Fabrício Maia, Klaiton Barbosa, Marcos Paulo e Robério Bacelar, do Colégio Ari de Sá Cavalcante, e demonstrará, por meio de sugestões, como desenvolver um texto dissertativo-argumentativo, fornecendo variadas estratégias argumentativas para o bom desenvolvimento do tema apresentado.

Este fascículo contemplará as competências 3 e 4 da área de Matemática e suas Tecnologias. As habilidades de número 10 a 18 serão expostas e discutidas nas diversas questões apresentadas. Segundo a matriz de referência para o Enem, a competência de área 3 considera a capacidade de construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

Engloba as habilidades de 10 a 14, que tratam da identificação das relações entre grandezas e unidades de medida; utilização da noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano; resolução de situação-problema de medidas de grandeza; avaliação do resultado de uma medição na construção de um argumento consistente; e da avaliação de propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados a grandezas e medidas. Já a competência 4 visa a construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

Os objetivos dessa competência, que abrange as habilidades de 15 a 18, são identificar a relação de dependência entre grandezas; resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou indiretamente proporcionais; analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para construção de argumentação; e avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas.

O 8º fascículo encerra o segundo ciclo do Diário no Enem, no qual foram apresentados quatro fascículos contendo cada uma das quatro áreas do conhecimento. No próximo, será iniciada uma nova etapa, do total de quatro, abordando competências da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Objetivo

Com a publicação de uma série de cadernos, o projeto Diário do Nordeste no Enem tem como objetivo auxiliar alunos da rede estadual de ensino a obter bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio.

Com conteúdo do Colégio Ari de Sá e exercícios elaborados de acordo com os critérios do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a série tratará ainda das áreas de conhecimento: Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Serão, ao todo, 17 fascículos que circularão duas vezes por semana (segundas e quartas-feiras). O projeto prevê ainda 17 videoaulas exclusivas publicadas na TV DN e no hotsite do projeto, 17 podcasts disponíveis para download, simulados com questões similares às do Enem, fan page em rede social alimentada diariamente com notícias sobre o Enem e hotsite exclusivo divulgando todo o conteúdo do projeto: www.Diariodonordeste.Com.Br/diarionoenem.

Cerca de 30 mil exemplares de cada fascículo serão encartados gratuitamente toda semana, sendo também distribuídos no Interior do Estado por meio de assinatura e venda avulsa.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.