Fortaleza

Dia Mundial Sem Carro gera bloqueio

01:00 · 22.09.2017 / atualizado às 07:09

Com o intuito de gerar mudanças positivas no trânsito de Fortaleza, uma série de intervenções serão feitas pela Prefeitura para celebrar o Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta sexta-feira (22). A partir das 5horas, está previsto que um trecho da Rua Barbosa de Freitas, entre a Avenida Santos Dumont e a Rua Maria Tomásia, será bloqueado para o trânsito de veículos até as 14horas. O objetivo é demonstrar quanto espaço público é necessário para transportar cinquenta pessoas utilizando diferentes modais, como carros, ônibus e bicicletas.

"O trânsito de Fortaleza tem enfrentado grandes desafios com o crescente número de veículos. É claro que sempre teremos problemas, como qualquer cidade em desenvolvimento; mas, enquanto houver esse crescente aumento dos veículos particulares, não tem sistema que resolva de forma satisfatória, e por isso estamos tentando reverter isso", afirma Hermania Furtado, engenheira de Transportes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza.

Durante a ação a ser realizada na Rua Barbosa de Freitas, vários serviços públicos também devem ser disponibilizados na área próxima, entre eles, emissão de Bilhete Único e Cartão do Idoso, além de testes rápidos com orientações de saúde.

Afora isso, a Rua General Sampaio, no Centro, deve receber uma faixa exclusiva de ônibus no trecho entre a as ruas Meton de Alencar e a Castro e Silva. Outras atividades também estão previstas, como uma ciclofaixa temporária que ligará a Barra do Ceará à Av. Beira-Mar, de 6h às 11h. A estrutura deve funcionar com cones distribuídos junto ao canteiro central.

A taxa de motorização do Estado do Ceará só cresce. Em 2016, o Estado contava com uma frota de aproximadamente 3 milhões de veículos, cerca de 50% acima do número apresentado em 2011 pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.