Postos de Saúde

Dia Mundial da Asma é tema de ações durante a semana

A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica, que acomete pessoas de ambos os sexos e de todas as idades ( Foto: Tuno Vieira (7/5/2011) )
01:00 · 01.05.2018

Relembrado em cada primeira terça-feira de maio, o Dia Mundial da Asma terá em Fortaleza uma série de atividades voltadas para a divulgação de informações a respeito da doença e seu tratamento. De amanhã (2) até sexta-feira (4), os postos de saúde do Município receberão uma programação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) durante a manhã e à tarde, com rodas de conversa e palestras, além da distribuição de material educativo, mutirões de atendimento, apresentação de vídeos e cursos de 'reciclagem' sobre a doença para profissionais de saúde. Também será enfatizada a busca ativa no território de pessoas acometidas pela asma.

"A busca ativa é feita para que os pacientes vão até a unidade e agendem a consulta para dar prosseguimento ao seu tratamento, para não ficarem indo aos hospitais e às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) só quando estiverem em crise", explica Joana Albuquerque, médica do Posto de Saúde Waldo Pessoa e assessora do Programa de Atenção Integral à Criança com Asma de Fortaleza (Proaica).

Originalmente planejada para acontecer ao longo da semana, a programação do Dia Mundial da Asma foi reduzida a três dias neste ano devido ao feriado do Dia do Trabalhador, também celebrado nesta terça-feira (1º). As atividades começaram a ser realizadas há três anos, segundo Joana Albuquerque.

Apesar de todos os postos de saúde do Município receberem a ação, determinadas unidades terão um maior número de atividades devido à presença de médicos e equipes com maior experiência no tratamento da doença. É o caso do posto Waldo Pessoa, localizado no bairro Barroso. "Vai ter uma oficina de como usar as bombinhas, para desmistificar o uso e tirar a ideia de que é algo viciante. Vai acontecer na sala de reunião, na quarta-feira de manhã, para os pacientes interessados", diz a médica.

Controle

A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica, considerada um importante problema de saúde pública que acomete pessoas de ambos os sexos e de todas as idades. Dentre os principais sintomas, são notáveis a tosse persistente, mais frequente durante a noite, o cansaço mesmo sem gripe ou infecção, a dificuldade para respirar e chiado no peito. Tais sintomas podem provocar, também, insônia e prolongar o cansaço ao longo do dia. A primeira recomendação é ir ao médico para atestar o diagnóstico.

"A asma não tem cura, mas tem controle, que é necessário para que as crises não sejam tão frequentes, porque levam à internação e até à morte. O nosso foco é zerar as mortes por asma", revela Joana Albuquerque.

De acordo com a SMS, o atendimento e tratamento a pacientes portadores de asma acontece em todos os 110 postos de saúde de Fortaleza, que funcionam de 7h às 19h, atendendo a demanda programada e espontânea para os casos de emergência.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.