Quaresma

Dia de São José será de orações e penitências

00:00 · 18.03.2017

A segunda quinzena do mês de março é marcada por celebrações e homenagens a um dos santos mais tradicionais da Igreja Católica, São José. Além de feriado estadual, o dia 19 significa momento de orações e agradecimento por parte dos devotos. Neste ano, porém, o dia do padroeiro do Ceará e de cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) coincidiu com o terceiro domingo da Quaresma, quando a penitência é prioridade no lugar das festividades. Apesar disso, a programação de missas na Catedral e nas paróquias da cidade que levam o nome do santo será mantida.

Segundo o pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza, padre Clairton Alexandrino, "os domingos da Quaresma, do advento e da Páscoa têm maior importância sobre qualquer festa de santo", o que justifica o fato de, depois de muitos anos, a tradicional procissão do Dia de São José não acontecer no fim da tarde desse domingo. No lugar dela, às 17h, padre Clairton celebrará um momento de confissão comunitária na Catedral, quando os fiéis são levados à reflexão sobre atos de fé.

Outra grande caminhada, entretanto, mobilizará os católicos como parte das atividades da Quaresma. A Caminhada Penitencial, procissão que parte da Igreja da Saúde, no Mucuripe, às 7h, com destino à Catedral, no Centro, que acontece sempre no terceiro domingo da Quaresma.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.