Desvios para a obra dos viadutos começam amanhã - Cidade - Diário do Nordeste

cocó

Desvios para a obra dos viadutos começam amanhã

22.10.2013

Alterações que deveriam começar hoje acontecem quarta-feira, devido a mudanças de localização de postes

As ruas São Gabriel, Henriqueta Galeno, Dr. Edmílson Barros de Oliveira, Israel Bezerra, Carolina Sucupira, Francisco Alves e Vicente Leite vão servir, a partir de amanhã, como opção de desvio para a interdição no cruzamento das avenidas Antônio Sales com Engenheiro Santana Júnior, no Cocó, devido à construção de dois viadutos. As mudanças, que serão feitas pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), vão afetar todos os 44.800 veículos que trafegam, por dia, pelo cruzamento.

A expectativa era de que os desvios tivessem início hoje, mas foi adiado em um dia para que seja concluído o reposicionamento de postes de energia elétrica nas vias. Desde o último dia 15 as vias Carolina Sucupira, no trecho entre a Avenida Engenheiro Santana Júnior e Via Expressa, Francisco Gonçalves, entre a Av. Engenheiro Santana Jr. e a Rua São Gabriel e Vicente Leite, no trecho da Via Expressa até a Avenida Pontes Vieira passaram a ter sentido único.

Portanto, a partir desta quarta, a Rua São Gabriel, que opera normalmente em mão dupla, terá sentido único entre as ruas Israel Bezerra e Francisco Gonçalves. Neste trecho, só será permitido o acesso de veículos no sentido Sul/Norte. Já a Henriqueta Galeno, passará a ter sentido duplo entre a Eng. Santana Jr. e a alça da Via Expressa.

Para que o desvio funcione, o sentido de circulação da Dr. Edmílson Barros de Oliveira será invertido. Os veículos que trafegavam no sentido Norte/Sul passarão a trafegar no sentido Sul/Norte. Com isso, os motoristas que vão prosseguir da Eng. Santana Jr. até a Pontes Vieira devem dirigir no contrafluxo da Av. Eng. Santana Júnior, depois Rua Francisco Gonçalves, em seguida Via Expressa, por último pega a Rua Vicente Leite até chegar na Av. Pontes Vieira.

Papicu e Aldeota

Outra via que terá o sentido de circulação invertido será a Israel Bezerra, entre a Av. Eng. Santana Jr. e Via Expressa, no sentido Oeste/Leste. O objetivo é facilitar o deslocamento dos veículos que circulam nas regiões do Papicu e Aldeota em direção ao Iguatemi. Para ir nesse sentido basta pegar a Rua Carolina Sucupira, depois a Via Expressa, Rua Esaú Benício, também a Israel Bezerra até voltar para a Engenheiro Santana Júnior

Para aqueles motoristas que desejam fazer o percurso no sentido inverso, do Shopping Iguatemi até o Papicu, será necessário apenas seguir no contrafluxo da Engenheiro Santana Júnior até chegar no local desejado.

Quem for trafegar no sentido Avenida Antônio Sales em direção ao Iguatemi deve seguir pela Av. Sen. Virgilio Távora, depois vai pela Rua dos Manguezais ou Rua Dr. Edmílson Barros de Oliveira, em seguida Rua Israel Bezerra até chegar na Avenida Engenheiro Santana Jr.

Além disso, os veículos que estiverem na Antônio Sales com o objetivo de ir para o Papicu devem trafegar pela Rua Monsenhor Catão ou Avenida Sen. Virgílio Távora, depois continua pela Av. Padre Antônio Tomás e, por fim, na Av. Engenheiro Santana Júnior.

Linhas de ônibus

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) terá que realizar o desvio temporário de 26 linhas de ônibus. Serão quatro opções de rota que irão atender às linhas que seguem pela Avenida Antônio Sales, Av. Engenheiro Santana Júnior e Av. Pontes Vieira.

Para orientar os motoristas e controlar o tráfego de veículos, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania informou que cerca de 130 agentes vão trabalhar diariamente no entorno dos desvios.

No local da interdição, serão construídos dois viadutos. O primeiro deles servirá para os motoristas que precisarem acessar a Av. Engenheiro Santana Júnior em direção ao Papicu. Já o segundo vai permitir que os veículos sigam para a Avenida Washington Soares.

Os equipamentos irão ter 300 metros de comprimento. Eles funcionarão em dois níveis. Haverá três níveis de escoamento. O primeiro é no mesmo do terreno, o segundo na mesma altura do primeiro viaduto e outro ao do segundo. A expectativa é de que as obras sejam concluídas em 12 meses.

THIAGO ROCHA
REPÓRTER

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999