fecomércio

Defesa nacional é foco de palestra

01:00 · 25.04.2018
Image-0-Artigo-2392138-1
General de brigada Luiz Eduardo Rocha Paiva falou para um público majoritário na área da segurança e defesa nacional ( FOTO: KID JÚNIOR )

A Defesa militar estratégica do Brasil, em um momento no qual os conflitos internacionais não cessaram e podem até aumentar, foi o assunto principal de uma série de palestras ministradas na segunda, 23, e ontem, 24, no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio).

A conferência foi ministrada pelo general de brigada Luiz Eduardo Rocha Paiva, que está na reserva desde 2007 e organizada pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.

O público presente era formado quase exclusivamente de profissionais relacionados à segurança pública e à defesa do território, como policiais militares, civis e federais, além do comandante da 10ª Região Militar, general Cunha Mattos.

Na palestra, assuntos de soberania nacional, defesa militar, geopolítica, ambiente internacional e segurança pública foram pontuados. "Quando você tem um problema e não atua oportunamente para resolver ou para neutralizar, anos depois ele pode se transformar numa ameaça", disse o Rocha Paiva, em alusão à segurança pública, área considerada por ele como desprezada pelos gestores.

De acordo com o palestrante, para diminuir as chances do fortalecimento do crime organizado, é preciso integração. "O conhecimento do problema daqui mais orientação, e apoio do Governo Federal e interconexão com outros estados", disse.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.