poder municipal

Construção de Hospital Infantil deve iniciar em 2019

O projeto do novo Hospital voltado a público específico de Fortaleza foi apresentado pelo prefeito da Capital, Roberto Cláudio, a integrantes da Rede de Pediatria do Município e do Estado na tarde de ontem
01:00 · 01.08.2018 / atualizado às 02:04

Com espaço garantido ao lado do atual Hospital e Maternidade Zilda Arns, popularmente conhecido como Hospital da Mulher, o novo equipamento da saúde voltado ao público infantil deve ter suas obras iniciadas a partir de janeiro de 2019.

O projeto do novo Hospital Infantil de Fortaleza foi apresentado a integrantes da Rede de Pediatria do Município e do Estado na tarde de ontem pelo próprio prefeito Roberto Cláudio. A proposta é de que a unidade amplie a Rede de Atenção à Saúde Infantil da Capital com mais 104 leitos, reforçando, assim, a assistência a essa população.

Para a obra de construção do equipamento hospitalar serão destinados cerca de R$ 9 milhões, por meio de recursos provenientes da Caixa Econômica Federal. No projeto, além dos leitos, há a previsão da instalação de sala de estabilização, leitos de tratamento semi-intensivo, de isolamento e de pequenos procedimentos invasivos.

A liberação dos recursos oriundos da Caixa Econômica devem ocorrer até setembro deste ano, de acordo com a secretária da Infraestrutura de Fortaleza, Manoela Nogueira. Além disso, a gestora ainda acrescentou que o prédio já existente ao lado do Hospital da Mulher, no bairro Jóquei Clube, será aproveitado.

Segundo Manoela Nogueira, o novo Hospital Infantil de Fortaleza terá área construída de 4.298 m², em dois pavimentos (térreo e superior). Na parte interna, o espaço contará com 19 leitos de observação de urgência, sendo sete berços, oito berços-cama e quatro camas. O equipamento também disporá de sete unidades de tratamento de urgência e 78 de internação, dos quais, dois serão de isolamento. A previsão de conclusão para a obra é um ano, ficando pronto em janeiro de 2020.

No complexo hospitalar disposto no bairro Jóquei Clube, além do Hospital Infantil de Fortaleza, a Prefeitura garantiu a inauguração da Policlínica - em obras no terreno do Hospital da Mulher desde julho de 2016, com quase dois anos de atraso da inauguração - para o segundo semestre deste ano.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.