ordem do mérito cultural

Comenda do Ideal para Pádua Lopes

01:00 · 25.05.2018
Image-0-Artigo-2404651-1
O jornalista Pádua Lopes, ladeado por Alcimor Rocha, presidente do Ideal Clube; e Amarílio Cavalcante, presidente do Conselho Deliberativo do Ideal ( Foto: Kid Júnior )

Membros da Academia Cearense de Letras e do Ideal Clube estiveram reunidos, na noite de ontem, na 2ª edição da Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ideal Clube e 20ª edição do Prêmio Ideal Clube de Literatura José Teles, no bairro Meireles. Neste ano, o jornalista Pádua Lopes, superintendente do Diário do Nordeste, recebeu a honraria.

"Tenho procurado colaborar na tarefa comum de proteção das nossas raízes culturais. E, se o fiz de modo a ser contemplado pelo Ideal Clube com a alta distinção de sua Comenda, terá sido menos por meus predicados pessoais e, muito mais, pela responsabilidade como jornalista. Dessa maneira, esta homenagem singular é apenas um símbolo de sua abrangência plural, pois ela compreende toda a equipe talentosa do Sistema Verdes Mares (SVM), com quem compartilho a alegria e a felicidade deste momento. Tanto mais que este salão nobre, denominado Chanceler Edson Queiroz, nos faz lembrar o inesquecível fundador desse Grupo de Comunicação que prima pela qualidade editorial e faz jornalismo em prol do interesse público", declarou o jornalista Pádua Lopes. A Comenda foi entregue pelo ex-presidente da Academia Cearense de Letras, José Augusto Bezerra.

Premiação

Durante a solenidade, a direção do Ideal Clube também revelou os ganhadores da 20ª edição do Prêmio Ideal Clube. O grande vencedor da premiação foi o professor de matemática Sérgio Barbosa Alves. Na poesia "Fóssil de janela aberta", ele descreveu uma fotografia de família. "É sobre uma foto de um álbum da minha mãe. A imagem é da década de 1960, em preto e branco. No Meireles, é possível ver a presença de marinheiros e banhistas, além de grande navio ao fundo".

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.