Festa

Fortal 2017 terá reforço de 941 profissionais de segurança e 108 agentes de trânsito

Além do efetivo público da Polícia Militar e Civil, o evento dispõe de cerca de 3.500 homens da segurança privada

17:42 · 17.07.2017 / atualizado às 18:15
Foto_Fortal_Coletiva_2017
Gestores de segurança e transporte estiveram reunidos na coletiva ( Foto: JL. Rosa )

O Fortal 2017 se aproxima. O plano de segurança da festa foi apresentado nesta segunda-feira (17), em coletiva no Marina Park Hotel. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Corpo de Bombeiro e demais órgãos de segurança e transporte apresentaram o efetivo de agentes no evento.

A SSPDS dará apoio com 941 profissionais nos quatro dias, divididos entre policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e peritos forenses. O efetivo da AMC será, diariamente, de 108 agentes de trânsito e orientadores de tráfego, divididos entre 44 viaturas e12 motocicletas. A operação se inicia a partir das 12h até a total dispersão do público, com orientações de trânsito para coibir infrações como estacionamento irregular e alcoolemia.

O evento dispõe de 10.000 vagas de estacionamento, sendo 4.000 para o público do camarote e 6.000 para o grande público, além de 500 táxis em parceria com cooperativas. A organização do Fortal foi uma das primeiras a aderir à “Operação Cidadã”, que estabelece a contratação de orientadores de tráfego para auxiliar os agentes de trânsito com grande demanda de público. Portanto, esses profissionais vão auxiliar a travessia de pedestres e o disciplinamento da circulação devidamente supervisionados pelos agentes da AMC.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) estenderá o horário de 11 linhas de ônibus, além de intensificar a frota com o acréscimo de 45 carros reservas que vão fazer a ligação direta do terminal do Papicu ao evento. A operação começa a partir das 14h de quinta-feira (20) até domingo (23).

Segurança

Um estande da Polícia Civil será montado no local do evento com inspetores e escrivães devidamente escalados para registros de boletins de ocorrência, que passarão por triagens e encaminhamento às delegacias de apoio (9º Distrito Policial e 34º Distrito Policial). Duas equipes itinerantes de pronto apoio da Polícia Civil estarão presentes no evento, circulando no entorno na Cidade Fortal, com realizações de abordagens a pessoas suspeitas para evitar possíveis incidentes no evento.

As delegacias especializadas – Delegacia da Criança e do Adolescente, Delegacia de Defesa da Mulher, Divisão de Homicídios e Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente – atuarão na festa. Ao todo, 93 policiais civis e 8 viaturas serão empregadas para o trabalho da Polícia Judiciária no evento. A Polícia Militar atuará em dois turnos durante os quatro dias de evento, com efetivos distribuídos desde as principais vias de acesso ao evento, com policiais a pés e lotados em motocicletas e viaturas. Ao todo, 740 policiais militares estão escalados para os quatro  dias de evento.

A cobertura também conta com plataforma de observação elevada e helicópteros sobrevoando a região da festa. O evento dispõe de cerca de 3.500 homens da segurança privada para compor o efetivo interno da Cidade Fortal.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.