coluna

Comunicado: Um pacto pela mobilidade

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 22.09.2017

Hoje é o Dia Mundial Sem Carro. Numa paisagem moderna, isso pode até parecer estranho. Mas trata-se de uma proposta política, visando ao bem do meio ambiente e, claro, das populações que interagem nesses espaços. Em resumo: abre-se mão do automotor e das vantagens oferecidas em troca de ganhos coletivos. Simples assim. Em Fortaleza, o Sindiônibus - entidade que representa empresas de transporte urbano do Ceará - vai promover uma roda de conversas no Parque do Cocó sobre temas ambientais, da mobilidade e do desenvolvimento urbano.

Uma das ideias do Dia Sem Carro é estimular as pessoas a usar meios alternativos de mobilidade, como o transporte coletivo ou bicicleta, descobrindo que é possível se deslocar pela cidade e contribuir com o meio ambiente.

383

Vagas são previstas

No edital de concurso que o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará lançou. São 250 para agentes de trânsito; 33 para analista de trânsito e transporte; 50 para vistoriadores e 50 para assistente de atividade de trânsito e transporte.

9

De outubro

É a data estimada para a abertura de inscrições ao concurso do Detran. O concurso será organizado e executado pela Fundação Universidade Estadual do Ceará, por meio da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará.

"Precisamos de uma pactuação também com o Governo Federal, pois não se faz segurança pública somente com os recursos do Governo do Estado"

Deputado Tomaz Holanda (PPS) reforçando a tese de que o Estado não deve pagar só pela conta da insegurança

Pé no freio

A carnificina do trânsito pode ter um freio. É que foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara federal projeto que cria o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A meta é ambiciosa: reduzir em 10 anos o número de ocorrências pela metade.

Presença local

O Ceará tem boa presença na Comissão. Os deputados Genecias Noronha (SD), Domingos Neto (PSD), Danilo Forte (PSB) e Vicente Arruda (PDT) são titulares. Entre os suplentes estão Moses Rodrigues (PMDB) e Gorete Pereira (PR). São todos do terceiro escalão, algum chato pode até lembrar, mas estão lá, né?

Jogando pra torcida

Image-1-Artigo-2297920-1

O vereador Gardel Rolim (PPL) assina projeto com o qual quer que a Prefeitura de Fortaleza garanta fisioterapia a pacientes que apresentem sequelas da febre chikungunya, com tratamento ministrado na rede pública. Nesse caso, Gardel tem um olho no peixe e outro no gato: a graduação profissional dele é de fisioterapeuta.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.