COLUNA

Comunicado: um escambo cultural

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 03.08.2018

Mercadorias não pagam dívidas. No entanto, a Câmara dos Deputados tem na pauta projeto que estabelece que quem doar alimentos não-perecíveis poderá pagar meia-entrada em espetáculos artístico- culturais e esportivos. Cinquenta por cento de abatimento. Ou seja, o dinheiro que se usa para pagar cachês, aluguel de espaços, locação de equipamentos e banheiros químicos e até mesmo para saldar impostos pode ser transformado em bolachas e biscoito, arroz e leite em pó. Não por opção cidadã, mas por obrigação legal.

Sem consulta

O texto determina que quem doar um quilo de alimento não-perecível na compra de ingressos para atividades diversas terá o direito de não pagar metade do valor cobrado. Diz lá que "a proposta é realizar maior ação voluntária as pessoas carentes e assim possibilitar uma maior inclusão social, diante do grande número de pessoas na linha da pobreza". Não se informa o que promotores ou artistas acham disso.

Os nomes locais

O projeto passa pelo Ceará. Primeiro, pelo crivo dos deputados da Comissão de Cultura - onde estão Domingos Neto (PSD) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB). Depois, pela de Constituição e Justiça e de Cidadania, que abriga Genecias Noronha (SD), Vicente Arruda (PDT) e Danilo Forte (PSDB), como titulares; e Moses Rodrigues (MDB), Gorete Pereira (PR) e José Guimarães (PT), na suplência.

"O Brasil se transformou numa Síria de palavras"

Ex-governador Lúcio Alcântara  no microblog Twitter (@lucioalc), Sobre o quadro que se verifica no Brasil. Ele explica: "( É) uma metáfora que exclui os milhares de homicídios frutos da violência que impera. Quem frequenta as redes sociais sabe do que falo. Um país não se destrói apenas pelo fragor das armas mas também pelo veneno do ódio".

4

Médicos

Veterinários, dos quais dois atuam como cirurgiões, um como clínico geral e um como anestesista compõem a equipe do VetMóvel, unidade de atendimentos a animais mantida pela Prefeitura de Fortaleza

6

Procedimentos

São executados pelo VetMóvel, desde atendimento clínico para cães e gatos a atendimento cirúrgico, além de aplicação de vacinas e consultas. A unidade fica até hoje no Lar Torres de Melo, no Bairro Jacarecanga.

Reconhecimento

Image-1-Artigo-2432368-1

O diretor institucional do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz, foi homenageado pela Legião da Boa Vontade pela parceria entre as instituições - a LBV é uma organização fundada em 1950, que presta serviços sociais com ênfase na infância. A comenda do Dia do Amigo foi assinada por crianças beneficiadas por projetos da LBV.

No escurinho do cinema

Chama-se "Muitos Filhos, um Macaco e um Castelo" o longa metragem que promete sacudir o 28° Cine Ceará. O filme será exibido no próximo dia 10, às 17 horas, no cinema do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A produção desembarca em Fortaleza já trazendo na bagagem o Prêmio Goya de Melhor Documentário em 2017, considerado o mais importante do cinema espanhol. O Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, da República Checa, também lhe rendeu homenagens. O filme é dirigido pelo ator espanhol Gustavo Salmerón, que vai compor o júri da Mostra Competitiva Ibero-Americana.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.