coluna

Comunicado: Reforma em fim de linha

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 05.10.2017

Termina amanhã o prazo legal para que as mudanças previstas na Reforma Eleitoral sejam publicadas no Diário Oficial da União e, assim, passem a vigorar já para a disputa do ano que vem. Se não, nada feito. O centro político do País - Brasília - vem num ramerrame cansativo de indefinições acerca das alterações propostas, algumas tido como meramente cosméticas e outras como de fato essenciais. O fato é que o cidadão quer mudanças e, em qualquer sentido, a valorização da democracia.

O Fundo, no fundo

Mas a "menina dos olhos" de partidos e parlamentares tem sido a criação do Fundo Especial de Financiamento de Campanha. Há quem ache que trocar parte da propaganda partidária, realizada fora do período de disputa eleitoral, por mais dinheiro para as campanhas eleitorais possa ter sido bom negócio. A verba extra sairá da renúncia fiscal usada para pagar emissoras pelo uso do tempo em rádio e TV.

Chamando às falas

Como a maior parte dos deputados cearenses integra o que se chama de "baixo clero" - a parte que não exerce liderança entre os parlamentares e que, no mais das vezes, é só coadjuvante na cena política -, poucos têm sido chamados a opinar publicamente sobre a questão. Por conta disso, uma torrente de análises vem jorrando de tribunas menores: as da Assembleia e da Câmara de Fortaleza.

"Estamos pedindo celeridade para (o projeto) ir à Procuradoria Geral do Estado e à Seplag. E, se Deus quiser, em 2018 podermos aprovar"

Deputado Júlio César Filho (PDT) colocando nas mão de Deus a responsabilidade de votação de projeto que determina adicional de insalubridade nos salários dos agentes de saúde do Estado.

8

De outubro

É a data final de inscrições para vestibular da Uece aos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Computação, Física, Educação Física, Geografia, História, Matemática e Química. Informações: www.Uece.Br.

13

Municípios

Servirão de polo para as atividades: Beberibe, Brejo Santo, Camocim, Caucaia, Fortaleza, Itapipoca, Jaguaribe, Maracanaú, Mauriti, Meruoca, Orós, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante.

Comenda

A Câmara Municipal de Fortaleza homenageou ontem o presidente da seção cearense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Marcelo Mota, com a Medalha Boticário Ferreira - uma das mais importantes comendas do legislativo local. O requerimento da homenagem foi apresentado pelo vereador Benigno Júnior (PSD).

Homenagem

Tramita na Assembleia projeto do Executivo que dá ao Centro de Formação Olímpica do Estado, em Fortaleza, o nome de Dona Yolanda Vidal de Queiroz. O texto lembra que a homenageada, além das atividades empresariais que desempenhou, "também atuou na melhoria da educação (...)" por meio da Universidade de Fortaleza, que mantém o Centro Nacional de Treinamento de Atletismo. A proposta menciona, ainda, programas como o "Minha Escola na Pista", na Unifor, "que recebe crianças de 12 a 16 anos (...) e que oferece vivência de atletismo e testes para a descoberta de talentos".

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.