Coluna

Comunicado: reciclagem tecnológica

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 07.09.2018

A Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), instituição conectada ao corpo da Prefeitura de Fortaleza, está com uma campanha interessante. E que merece atenção especial neste dia em que tanto se fala em independência. Afinal, quer arrecadar equipamentos eletrônicos inservíveis, mas que podem fornecer componentes para projeto de robótica e tornar alunos da rede municipais matriculados em escolas de ensino fundamental e médio independentes de um certo tipo de gasto financeiro.

O quê? Como?

Nesse processo, a Citinova acerta dois preás com uma só paulada. O primeiro está entocado nas casas e empresas. É a dúvida sobre como usar, ou que destino dar, a aparelhos que são superados por novos e mais ágeis modelos. O outro está no setor público, que pode se aprimorar tecnologicamente usando o que é tido como rejeito pelo cidadão.

Onde? Quando?

A Citinova montou trincheira na Casa da Cultura Digital Iracema, no calçadão da Praia de Iracema. É lá que recebe das 8 às 17h impressoras, mouses, gabinetes de computadores, placas antigas, peças de DVD, fontes de notebooks, monitores, componentes de som e baterias, entre outros. Não são lixo, portanto, mas peças reutilizáveis.

"O eleitor precisa fazer uma avaliação dos seus representantes, de quem está no seu dia a dia procurando a solução de seus problemas"

Deputado Odilon Aguiar (PSD)
Sobre as cenas política e eleitoral.

517 mil

Turistas oriundos de São Paulo são a estimativa do fluxo recebido pelo Ceará de janeiro e julho deste ano, segundo a Secretaria do Turismo do Estado, tratando-se de 22,8% do total de turistas domésticos no período.

16 e 17 de setembro

São as datas de realização em Campinas (SP) de feirão de venda de pacotes turísticos, da qual operadores do Ceará deverão participar. O objetivo é ampliar os contatos e os negócios com o mercado paulista.

Eu, você e a praça

Da série "Encostei o meu carro na praça..." De uma só tacada, o vereador Márcio Martins (PR) apresentou três matérias na base da "reforma e qualificação". Ele propõe que a Prefeitura de Fortaleza faça melhorias nas praças Frei Galvão e Padre Elvis Marcelino (Jardim América) e Vila dos Marítimos (Parreão). Detalhe: os textos dos projetos são iguaizinhos - só mudam a localização.

Aliviando o peso da van

A Câmara de Fortaleza bateu o martelo e aprovou projeto que disciplina atividades e serviços relacionados ao turismo, incluindo tabela de honorários para o guia de turismo regional. O núcleo da proposta autoriza permissionários de vans a executar trabalhos sem a obrigatoriedade de contratar um guia a cada viagem. Pelo texto, a exceção fica com o fretamento com finalidade turística. Agora, basta a sanção do Paço Municipal para que a ideia vire lei. E vale nota: se os vereadores tiverem o mesmo ânimo para frear os absurdos que motoristas de vans e de ônibus turístico cometem no trânsito da Beira Mar, o cenário muda pra melhor.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.