Coluna

Comunicado: Que trânsito é esse?

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 12.01.2018
Numa cidade em que a Prefeitura lança um midiático "plano de contingenciamento" de chuvas, a cena acima é paradoxalmente banal: entulhos de poda tomando calçadas. Na foto, a Rua General Joaquim de Andrade, na Aldeota, onde a passagem de pedestres é impossível

Sabe os gigantescos ônibus de turismo que não raro engarrafam grave e perigosamente locais como a Beira Mar de Fortaleza? Ou as orlas do Porto das Dunas e de Caponga (Cascavel) e Canoa Quebrada (Aracati)? Pois podem ganhar carta branca da política para que cometam transgressões, como interromper o tráfego em vias urbanas. É que tramita na Câmara federal projeto que submete empresas do setor que operam frotas próprias unicamente às leis federais. Ou seja, agentes municipais e estaduais não poderão multá-los, se for o caso. E assim caminha a impunidade.

418 vagas

Estão sendo ofertadas pelas casas de cultura estrangeira da Universidade Federal do Ceará para o semestre 2018.1. As inscrições para a seleção começam hoje, seguindo até o próximo dia 17.

6 casas

São mantidas pela UFC. Há 22 vagas para a Casa de Cultura Alemã; 110 para a Britânica; 88 para a Francesa; 66 para a Hispânica; 44 para a Italiana; e 44 para a Portuguesa. O curso de Esperanto também tem 44 vagas.

"Muitos prefeitos comprometeram a regularidade fiscal e a prestação de serviços nos municípios"

Deputado Sérgio Aguiar (PDT)
Avaliando a situação dos cofres municipais e observando que "há uma queda sensível" na receia de impostos e que "as obrigações financeiras das prefeituras não se reduziram"

Descaso

Está enfiado numa gaveta qualquer do Paço Municipal de Fortaleza um projeto pra lá de interessante. É do vereador Salmito Filho (PDT) e indica a criação de um banco de medicamentos a ser composto por doações de pessoas físicas e jurídicas. "Estamos incentivando uma cultura de doação", explica o autor.

Custo baixo

A ideia é de custo baixíssimo para o município, já que não determina a compra de produtos. Os medicamentos doados devem estar em bom estado de conservação e ter prazo mínimo de 40 dias antes da data de vencimento. Devem ter embalagem e bula. A matéria foi devidamente aprovada pelo Legislativo.

O que dizem as previsões

Para quem não tira o olhar do céu, pelo sim ou pelo não, uma dica dos institutos que fazem análises de tempo e clima: deve chover em Fortaleza e parte do litoral cearense neste fim de semana. Há 75% de possibilidades de haver precipitações amanhã e domingo. Ou seja, se as previsões se confirmarem não vai dar praia.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.