Coluna

Comunicado: praia pública. E acessível

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 26.05.2018

Considerada uma das mais importantes praias na paisagem turística do Ceará, Cumbuco, em Caucaia, incorpora hoje um novo elemento. É o projeto Praia Acessível, que visa a atender pessoas com alguma dificuldade de locomoção. A estação que será instalada lá inclui esteiras de 40 metros sobre a areia, dando acesso ao mar, e cadeiras-anfíbio, que permitem a flutuação. A barraca que vai dar suporte ao serviço recebeu comunicação visual específica e piso tátil. Onze profissionais designados pela Prefeitura de Caucaia, entre monitores, assistentes sociais e enfermeiras, fizeram curso para atuar no Praia Acessível.

Serviços de acessibilidade na orla já se destacam em Fortaleza, onde funciona uma estação na Praia de Iracema. Não é só medida de inclusão social, mas também tem base na economia. Há, afinal, uma cena formada pelo turismo que precisa acolher diversos públicos.

2

Centros de idiomas

Devem ser inaugurados ainda este semestre pelo Governo do Ceará, um em Iguatu e outro em Juazeiro do Norte. Já há centros funcionando nos municípios de Fortaleza, Crateús e Caucaia.

11

Centros de idiomas

Estão programados pelo Estado. Desses, quatro funcionarão em Fortaleza. A previsão oficial é de que 9,4 mil jovens sejam atendidos pelas unidades com aulas de inglês e de espanhol.

"Só as assembleias sabem realmente necessidade, a viabilidade de um distrito se tornar ou não município. E atendendo a critérios rigorosos"

Deputado Júlio César Filho (PPS)

Atribuindo às casas legislativas importância na condução dos procedimentos de emancipação de distritos.

Com zoada

Passou na Assembleia, mas não sem deixar um rastro de discussões, projeto do Executivo que permite convênios com nove organizações civis. O curioso é que a oposição chiou horrores no plenário, mas não se requebrou com a mesma intensidade nas discussões feitas nas comissões.

À frente dos bois

A matéria prevê o repasse de R$ 2.449.980,00 para instituições de fins sociais, culturais e de atenção à infância. A bancada de oposição, aliás, queria que o governo detalhasse como serão feitos os gastos, embora essa obrigação seja referente somente à prestação de contas dos recursos.

Atenção à juventude

Começa amanhã a festa de Santo Antônio, em Barbalha, no Cariri. E o que tem de novidades, se o evento completa agora 80 anos? Fácil: a Justiça está controlando o acesso de menores de 16 anos às atividades comemorativas. Segundo portaria, só poderão participar os que estiverem acompanhados de pais ou responsáveis. Os hoteis e pousadas também não poderão hospedar menores desacompanhados.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.