Coluna

Comunicado: Partido não é empresa

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 21.05.2018
E já há no Brasil mecanismos de fiscalização e controle das atividades das legendas políticas. Há a Lei dos Partidos Políticos, o Tribunal Superior Eleitoral e os tribunais regionais e as procuradorias eleitorais. E, claro, o eleitor.

Há um elemento curioso na cena política brasileira: trata-se de projeto, aprovado em comissão do Senado, que pode tornar criminosas práticas de gestão adotadas por partidos políticos. A proposta seguiu para análise da Câmara dos Deputados. O texto determina que as siglas se comportem como empresas particulares e, assim, incorporem o que se chama no jargão corporativo de compliance - um apanhado de normas e dispositivos que pode até funcionar na iniciativa privada, mas que não têm garantia de eficiência em instâncias plurais, nas quais se discutem procedimentos, estratégias e projetos de poder. Não é errado sugerir rigor a instituições que podem ter interferência na vida pública, mas deve-se considerar a natureza de cada segmento.

129 vagas

Vão ser disponibilizadas pela Prefeitura de Fortaleza em concurso para unidades da Rede de Atenção à Saúde Mental. Será a primeira seleção de profissionais específica para esses serviços do município.

18 unidades

Compõem a Rede de Atenção à Saúde Mental de Fortaleza: 15 Centros de Atenção Psicossocial e três casas de acolhimento e residências terapêuticas. O edital deve ser lançado até julho, após aprovação na Câmara Municipal.

"Precisamos que o Governo Federal apoie os estados com mais inteligência e policiais, pois só com uma grande organização conseguiremos vencer as facções"

Deputado João Jaime (DEM) cobrando da União apoio às políticas de segurança

Tintim por...

Uma comissão de aprovados em concurso da Procuradoria-Geral do Município de Fortaleza, realizado em dezembro de 2017, fez contas e concluiu: dos 78 procuradores do órgão, só 58 estão na ativa. A Procuradoria Fiscal, por exemplo, tem nove procuradores para 110 mil processos.

...Tintim

Com os dados em mãos, os integrantes da comissão de aprovados estão tentando canais de diálogo com a gestão municipal para viabilizar a nomeação de todos os cargos vagos atualmente na carreira. Um dos pontos levantados é o de que Fortaleza tem, em média, um procurador por grupo de 45.301 habitantes.

É melhor correr!

Para quem costuma passar sebo nas canelas, uma boa dica: vem aí a Corrida de Rua Unifor 2018, em 3 de junho próximo. Já será a 26ª edição, com duas provas - uma de 5 km e outra de 10 km, ambas homologadas pela Federação Cearense de Atletismo. A organização estima a participação de 3 mil competidores nos dois trajetos. As inscrições seguem até sexta. Informações: (85) 3477 3143 ou 3477 3849.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.