coluna

Comunicado: para planejar e realizar

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 04.07.2018

O Sertão dos Inhamuns, no limite entre o Ceará e o Piauí, pode se transformar numa Região Metropolitana com todas as vantagens e obrigações que cabem a estruturas do gênero. É que tramita na Assembleia projeto que trata do agrupamento dos municípios de Aiuaba, Arneiroz, Catarina, Parambu, Quiterianópolis e Tauá, com fins de organização, planejamento e execução de obras. Curiosidade política: o texto começou a caminhar justo quando se consolida a criação do Fórum Parlamentar da Região Metropolitana de Fortaleza, abarcando 19 cidades.

Image-1-Artigo-2419877-1

Se a matéria passar, e obtiver sanção do governador, claro, será constituída a quarta Região Metropolitana do Estado. Já há as de Fortaleza (foto), do Cariri - centralizada em Juazeiro - e da Zona Norte - com base em Sobral.

5

Milhões de reais

São o investimento anunciado pelo Estado para implantação de 13 centros de Idiomas em oito municípios - seis em Fortaleza e os demais em Itapipoca, Crateús, Caucaia, Iguatu, Juazeiro, Maracanaú e Maranguape.

10

Mil

Vagas são o quantitativo planejado para os centros de idiomas, com turmas de segunda a quinta-feira, nos três turnos (manhã, tarde e noite), das 10 às 21h, nos shoppings, e das 8h15 às 21h, nos outros espaços.

"Devemos estimular pequenos empresários, mas precisamos ser justos e assumir que o Governo do Estado está atraindo empregos para o Ceará"
 Deputada Silvana Oliveira (PR)

Olho na aula

Para quem se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio, uma observação: tramita na Câmara de Fortaleza projeto do vereador Evaldo Lima (PCdoB) que propõe a criação de um sistema de ensino a distância com foco no Enem. A ideia é baseada na Academia Enem, já consolidada pela Prefeitura.

Área livre

A Academia Enem ministra aulões para alunos das redes pública e particular no Ginásio Paulo Sarasate. E gratuitamente. A proposta é somar as boas práticas e a experiência do preparatório com tecnologias de ensino a distância, que são fundamentadas na Internet. O acesso também seria gratuito.

Em circulação

O Banco do Nordeste criou uma novidade: agências itinerantes. As unidades estão percorrendo cidades nos nove estados do Nordeste e do norte do Espírito Santo e de Minas Gerais - que são a área de atuação do BNB. E promovendo a regularização de operações de crédito rural em atraso. Mais de 252 mil operações já foram colocadas nos trinques.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.