Coluna

Comunicado: os números não ajudam

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 31.07.2018

A Assembleia Legislativa retoma amanhã as atividades ordinárias do plenário. O recomeço é embalado por números do semestre passado. Foram feitos mais de 500 pronunciamentos pelos deputados estaduais, em 189 sessões realizadas no primeiro período - em média, 2,64 falas por sessão. Ou, por outro ângulo, a média de 11 discursos no período para cada um dos 46 parlamentares - o que é só uma curiosidade numérica, já que há os que esbanjam palavras e os que não falam nada. E, nas contas da presidência da Casa, apresentaram-se 2.513 matérias dos mandatos e 85 de outros poderes, sendo 73 deliberados.

Image-1-Artigo-2431333-1
Não se pode considerar como exemplar o desempenho dos deputados cearenses. Nem matemática nem politicamente. Falou-se muito e fez-se muito pouco. E é necessário notar que neste semestre, já aberta a temporada de caça aos votos, as presenças em plenário - que já haviam decaído - tendem a diminuir drasticamente.

49,34 mil

Eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida estão cadastrados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Em relação às eleições de 2016, o crescimento registrado foi de 89,01%.

1.895 eleitores

Eram o contingente no Estado de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em 2010, segundo a Justiça Eleitoral. O TRE avalia que os acréscimos se devem à implantação de Programa de Acessibilidade.

"Os agentes comunitários são anjos da saúde, fazendo o primeiro atendimento de muitas famílias, e precisamos lutar para asseguraros seus direitos"

Deputada Fernanda
Pessoa (PSDB)

Na mira

A Academia Estadual de Segurança Pública, onde são treinados os policiais do Ceará, está em busca de local para realizar aulas práticas de tiro - tanto de formação inicial quanto de formação continuada. O ponto precisa ter certificado de registro do Estande de Tiro no Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército.

Foco

O objetivo é promover até 90 mil horas de tiro, em 12 meses, com 90 postos em uso simultâneo. É muita bala. Importante: num mundo tão cheio de imagens, as linhas de tiro devem ter câmeras que possibilitem a filmagem e arquivo das gravações das instruções. E os vídeos serão de propriedade da Academia.

Em clima de paredão

Partidos políticos têm só até amanhã para impugnarem nomes de indicados pelos TREs para compor juntas eleitorais. E tem de ser com petição fundamentada. Sem base, não voga. Cada junta reúne um juiz de direito, que é o presidente, e dois ou quatro cidadãos de notória idoneidade. Todos são indicados pelo juiz eleitoral e nomeados pelo presidente do TRE - o que foi feito até sexta-feira última.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.