COLUNA

Comunicado: O vácuo legislativo

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 12.04.2018

O ano é eleitoral. Por isso, aumenta o acesso de parlamentares às tribunas das instituições que vão renovar bancadas. Busca-se, assim, expor com mais clareza e intensidade propostas e ideias aos eleitores, da mesma forma como se põem na vitrine política as imagens pessoais e profissionais e os mandatos. Mesmo sendo todas essas leituras plausíveis, está sendo registrado um vácuo na Assembleia Legislativa. Os deputados têm vivido um alheamento de fatos e de demandas do Ceará. Tem-se trocado o que é relevante por o que é banal. Não se deve cobrar açodamentos ou paixões de oposição ou situação. Mas é justo que o cidadão queira posicionamentos firmes. E menos equilibristas sobre o muro político.

Até assuntos particulares há deputados abordando na Assembleia. Foi o que se ouviu ontem no plenário. Mesmo que possa ser necessário um ou outro esclarecimento em determinados epidódios, nem de longe isso é de interesse público.

270

Milhões

De reais são o valor captado pela Cagece no Ministério das Cidades para atividades em Fortaleza, Itapipoca, Cascavel, Caucaia, Guaiúba e Pacajus. O dinheiro deve financiar obras de esgotamento e de abastecimento.

250

Milhões

De reais são, conforme a Cagece, a parcela que caberá a Fortaleza. Está projetada a ampliação do sistema de esgoto nos bairros do Passaré, Castelão, Dias Macedo, Mondubim, Parque Dois Irmãos, Jardim Cearense, Dendê e Itaperi.

"Quanto mais gente andar de táxi ou de aplicativos de transporte individual, melhor. Serão menos carros nas ruas de Fortaleza"

Vereador Guilherme Sampaio (PT)

Diálogo

As prefeituras de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Trairi estão dialogando entre si. E a pauta, mais do que habituais demandas de saúde e educação, tem apontado para uma vocação natural da economia daquele parte do Ceará: o turismo, embalado por visitantes atraídos por sol e ventos.

Pertinho

Os prefeitos estão instituindo um colegiado para planejamento e decisões. E, entre os temas, estão a identificação de datas referenciais e a criação de evento turístico-cultural para os municípios. Note-se que a distância entre os polos - Caucaia e Trairi - é de apenas 87 quilômetros. E que a estrada é boa.

Combustível novo

O tempo passa, o tempo voa, mas o vereador Lavoisier Férrer (PDT) não larga mão do projeto Ambulância no Bairro - peça de resistência assistencialista dos discursos e das movimentações políticas que tem feito desde o primeiro mandato, em1996. Esta semana, "Ziêr" tirou o texto da UTI e o colocou novamente para tramitar na Câmara de Fortaleza.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.