COLUNA

Comunicado: o centro da recomposição

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 27.07.2018

A Prefeitura de Fortaleza está projetando para o Centro da Cidade a implantação de estratégias e intervenções que já estão sendo aplicadas na Praia de Iracema. Seria uma forma de recompor a região - que já atravessa há pelo menos duas décadas uma intensa degradação - no cenário urbano. A gestão municipal já esboçou as propostas para empresários representados pela Câmara de Dirigentes Lojistas. Os trabalhos devem começar em agosto próximo.

Ano de ações

Deve durar 12 meses - até agosto de 2019, portanto - o cronograma de atividades previsto para a remodelação do Centro de Fortaleza. As ações compreendem não somente a requalificação física do bairro, mas também a requalificação econômica e social de quem o frequenta. Segundo a CDL, cerca de 350 mil pessoas circulam diariamente na área. Ou seja, cerca de 13% da população da cidade. É muita gente.

Sustentação

Seis eixos sustentam as medidas estabelecidas pela Prefeitura de Fortaleza para a área central: 1) Habitação; 2) Política de apoio a pessoas em situação de rua; 3) Turismo e cultura; 4) Infraestrutura e mobilidade urbana; 5) Ordenamento do comércio informal; e 6) Segurança e fiscalização. O prefeito Roberto Cláudio (PDT) diz que os fundamentos das propostas estão na participação e no engajamento social.

"Não esperamos respostas mirabolantes, mas aquelas simples, que tenham poder de modificar a realidade local de forma ágil"

Secretário Adail Fontenele (Regional Centro) sobre as articulações pela área central de Fortaleza

14

Cursos gratuitos

Estão sendo ofertados em Fortaleza pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico, por meio do Centro Vocacional Tecnológico e da Universidade do Trabalho Digital. As inscrições seguem até 3 de agosto. Informações: (85) 3454 1257 ou 3454 1987.

16

Anos de idade

São o mínimo exigido para os interessados, que devem ser alfabetizados e apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. Para as turmas avançadas será realizado teste de nível entre os dias 6 e 7 de agosto. As aulas terão início dia 13 de agosto.

Atividade cidadã

O Programa Cidadania Ativa, do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza, está recebendo inscrições para o semestre 2018.2. Há disponíveis 11 programas de atuação, com temas que variam da leitura aos direitos do consumidor, do ambiente natural aos direitos civis e ao sistema penitenciário. O atendimento está sendo feito no Bloco Z, sala 41, do Campus da Unifor, até o próximo dia 10.

O ambiente político

Passou na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados projeto que estabelece uma política de incentivo às atividades voltadas à reciclagem. A ideia é positiva, considerando a relevância do tema. Até ficou definida a criação de um fundo especial, formado por doações, renúncia fiscal, convênios e rendimentos das aplicações de fundo de investimento específico, para apoiar ações do setor. Embora seja um colegiado importante, com abrangência ampla, e haja no Ceará demandas ambientais intensas, não há parlamentares locais lá.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.