Coluna

Comunicado: Na Virada do Calendário

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 31.05.2018
O lixo que se vê na foto acima toma a calçada da Rua José Vilar, na Aldeota, na esquina com a Rua Joaquim Sá. Retrato da deseducação e da falta de respeito às leis.

Junho deve trazer uma novidade propositiva para a política local. É a criação do Fórum Parlamentar da Região Metropolitana de Fortaleza, instância de apresentação e debate de propostas que pode mudar os modos com os quais detentores de funções públicas - sejam legislativas ou executivas - encaminham soluções para demandas sociais. O Fórum é uma articulação do presidente da Câmara de vereadores da capital, Salmito Filho (PDT), que já apresentou a ideia em todas as 19 casas parlamentares da RMF. Não se trata de questão territorial, exclusiva de uma ou outra cidade, mas de um tema amplo e que tem dado bons resultados políticos e administrativos onde foi implantado. Segundo Salmito, há 290 vereadores na Região.

Alto Volume

O deputado Fernando Hugo (PP) está investindo retórica pesada contra a fiscalização de um programa considerado essencial para políticas habitacionais: o Minha Casa, Minha Vida. Segundo ele, sem citar nomes, há líderes comunitários "fazendo comércio". Inclusive com alianças com facções criminosas.

Fogo amigo

As acusações de Hugo deixam de saia justa as três esferas de poder - federal, estadual e municipal -, das quais ele é aliado. "Tem líder comunitário que está rico, pois de um lote de 300 casas, ele recebe 30 para fazer como quiser". As declarações sem prova até efeito inverso já geraram: a oposição se alimentou delas para bater no Estado e na Prefeitura.31

Image-0-Artigo-2404226-1

Somente por meio da educação podemos dar uma melhor vida aos cidadãos, e o Ceará é um exemplo como modelo de sucesso nessa área"

Deputada Silvana Oliveira (MDB), que defende medidas que restringem e punem professores - no caso do projeto "Escola sem Partido"

31 de maio

É a data final de inscrições para Bolsas de Iniciação Científica destinadas a professores da Universidade de Fortaleza (Unifor). Ou seja, hoje. Contatos por meio do portal www.unifor.br.

4 Programas

Disponibilizam bolsas: Iniciação Científica, Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Científica Júnior e Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Contra o abandono

Image-2-Artigo-2404226-1

Com a chegada de junho, a Universidade Estadual do Ceará vai realizar uma super-blitz contra o abandono de animais no campus do Itaperi, em Fortaleza. A ideia é monitorar os acessos e convencer pessoas, por meio do esclarecimento e de informações legais, que largar cães e gatos no local é uma conduta criminosa. A blitz vai ser educativa e registrar quem entre no campus com animais.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.