Coluna

Comunicado: mudança possível

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 12.09.2018

Vai passar pelo crivo dos deputados cearenses Vicente Arruda (PR), Genecias Noronha (SD) e Danilo Forte (PSDB), titulares na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara federal, proposta que torna variável o número de integrantes da Casa. A ideia é de que metade da representação de cada Estado seja preenchida por candidatos eleitos conforme as regras atuais do sistema proporcional - incluindo o quociente eleitoral. E a outra parte seria de candidatos que atingiram o quociente ou quem tiver recebido, pelo menos, 90% dos votos do último eleito pelo método proporcional. O interessante é que, se faltarem candidatos com os índices exigidos, a vaga não será preenchida e o Estado pode, no limite, ficar com apenas dois representantes.

Image-1-Artigo-2448415-1
A matéria também altera as regras para senadores que deverão ter pelo menos 40% dos votos, descontados votos nulos e brancos. Caso ninguém atinja o percentual, haverá segundo turno. Atualmente, vence o mais votado ao Senado, sem índice mínimo a ser atingido.

30 mil

Motociclistas devem participar no próximo domingo da 32ª edição da motorromaria de Canindé. A saída será em Fortaleza, do Colégio da Polícia Militar, na Avenida Mister Hull, seguindo pela BR 020, às 8h.

4 prefeituras

Vão dar apoio à motorromaria com serviços de ambulância, em pontos estratégicos do trajeto: Caucaia, Maranguape, Caridade e Canindé. A rodovia BR 020 vai ter sentido único no decorrer das atividades.

"Precisamos que a sociedade tenha consciência de que é machista, para que essa forma de pensar mude e uma convivência civilizada seja possível para todos"

Deputada Rachel Marques (PT)
Sobre relações sociais. E saber que há mulheres que são "contra o feminismo".

Qualificação

O Programa de Dupla Titulação que a Universidade de Fortaleza desenvolve com o Deggendorf Institute of Technology, da Alemanha, vai selecionar cinco alunos dos cursos de graduação em Comércio Exterior e em Ciências Econômicas para intercâmbio nos períodos de 2019.1 e 2019.2.

Requisitos

Para se candidatar, o aluno deve ter cumprido mais de 30% e menos de 75% dos créditos exigidos para a conclusão de seu curso, além de ter performance média global igual ou superior a 8,0. As inscrições devem ser feitas até sexta-feira, na Secretaria dos cursos de Comércio Exterior e Economia.

O direito e o trabalho

A Escola Superior de Advocacia e a Universidade de Roma La Sapienza fecharam parceria vão fazer curso sobre direito do trabalho europeu e italiano. Será o primeiro programa promovido pelo acordo. O curso já tem data e local: 14 a 18 de janeiro de 2019, na Universidade de Roma La Sapienza (Università degli Studi di Roma La Sapienza), na Itália. Assim como os brasileiros, os italianos também encaram reformas trabalhistas.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.