Coluna

Comunicado: Mais ação, menos falação

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 24.05.2018
 
 
 

A Câmara dos Deputados já tem instalada - pelo menos no papel - comissão especial que analisará texto que garante 1% da receita líquida da União para financiar o Sistema Único de Assistência Social (Suas). É bom? É e não é. Afinal, trata-se de mais uma estação em que a matéria, mesmo revestida de importância efetiva para os direitos dos cidadãos, precisará parar antes de chegar ao plenário e completar a via-crúcis política imposta a temas do gênero. Cabe à própria política responder: por que textos com relevância social têm de enfrentar burocracia e lentidão de um modo que chega a ser cruel? Detalhe: só dois dos 22 deputados federais cearenses integram a comissão - Odorico Monteiro (PSB, esq.) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB, dir.).

Aí é que tá

Leva a grife do vereador Jorge Pinheiro (PSDC) uma ideia pra lá de brilhante posta para tramitar na Câmara de Fortaleza. Seguinte: usar o “lixo proveniente das obras de construção civil na confecção de manta asfáltica a ser utilizada nas pistas de rolamento do Município”. E como fazer isso?

Pitaco é de graça

Dar palpite é fácil. Difícil é fazer. Por isso, o vereador saiu-se assim: “O Poder Público Municipal poderá firmar parcerias com instituições de ensino superior e pesquisa de forma a poder desenvolver tecnologias”. Legal, né? Daí, é um pulo para criar viagens intergalácticas e sugerir “parcerias”.

27 de maio

É a data agendada para aplicação de provas objetivas para os cargos de nível fundamental, médio e superior, em concurso da Prefeitura de Fortaleza para o setor de saúde. Ou seja, domingo próximo.

 

3 de junho

É a data definida para as provas para o cargo de médico. No total, são oferecidas 2.467 vagas - 1.168 para profissionais de níveis médio e fundamental, 1.009 para nível superior e 290 para médicos.

A mão de Juraci

A política se faz de muda e de esquecida, mas o viabilizador da CE-010, entre os portos do Pecém e do Mucuripe, foi o ex-prefeito Juraci Magalhães (1990-93 e 1997-2005), falecido em 2009. A ideia era evitar cargas pesadas, comuns à atividade portuária, zanzando por Fortaleza. Assim, ampliou a Avenida Dioguinho e construiu a ponte do Sabiaguaba - mesmo intensa oposição, diga-se. Deu no que deu.

 

Mama África

Mesas-redondas, rodas de conversa e atividades culturais, como oficinas de dança e de culinária e exibições de filmes, integram a III Semana Cultural Africana da Universidade Federal do Ceará, de hoje a sábado próximo. Os temas contemplados incluem o ensino das literaturas africanas e afro-brasileiras, práticas religiosas na África e religiões de matriz africana, além da participação das mulheres africanas e afro-descendentes em diferentes contextos sociais, econômicos e políticos. Os processos de internacionalização e a presença de africanos nas universidades brasileiras também terão abordagens.

 

"A base do Governo está fugindo do debate. Venho apelar porque existe um grande terror na população cearense, por causa da insegurança”

Deputado Odilon Aguiar (PSD)

Tentando colocar mais fermento no bolo político que se tornou a segurança pública no Ceará.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.