coluna

Comunicado: luzes no asfalto

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 26.06.2018

As faixas de pedestres podem ganhar iluminação especial. O Código de Trânsito Brasileiro está em vias de ser modificado para que tenham melhores condições de visibilidade. Em Fortaleza, onde há desrespeitos frequentes às marcações, essa pode ser uma medida importante. A matéria prevê faixas de luz canalizadas - que podem induzir o pedestre a atravessar na faixa e fazer com que o motorista fique mais atento. Só dois parlamentares do Ceará atuam na Comissão de Viação e Transporte da Câmara federal, onde o projeto já foi aprovado: José Airton Cirilo (PT) e Leônidas Cristino (PDT). Ambos ocupam posições de titulares.

O que é que Paulo Maluf, ex-prefeito de São Paulo, tem a ver com faixas de pedestres? Fácil: foi na gestão dele como prefeito paulistano de 1993 a 1996 que se instituíram as iluminações para as travessias. Atualmente, Maluf frequenta os noticiários por razões nada luminosas.

500

Milhões de reais

São o valor anunciado pelo Estado como investimento construção de escolas em diferentes pontos do Ceará. As estruturas têm três pavimentos, 12 salas de aula, auditório, biblioteca e laboratórios.

76

Unidades

Estão sendo construídas. Dessas, 24 são de ensino profissionalizante e 52 de ensino médio. Todas são edificações verticais, com elementos de acessibilidade, e serão dotadas de ginásio poliesportivo.

"No plano político e institucional, o Brasil é um país onde se fazem as coisas, depois destruídas e afinal refeitas. Isto significa atraso e desperdício"

Ex-governador Lúcio Alcântara no microblog Twitter (@lucioalc), sobre a cultura das perdas no Brasil.

Mimo

Hotéis e pousadas, restaurantes, centros comerciais, barracas de praias, e até lojas comerciais, agências de turismo e empresas de transportes podem ganhar um mimo à custa do contribuinte cearense. É que tramita na Assembleia projeto do deputado Danniel Oliveiera (MDB) que trata de incentivos ao setor.

Alheio

A ideia é oferecer uma linha de crédito para a atividade turística, contemplando o sistema chamado "stopover" - no qual o turista pode optar para fazer uma parada antes do destino final. A matéria tem dois senões: 1) É clonada; 2) Como trata de recursos financeiros, deveria ser de projeto de indicação, jamais projeto de lei.

Melhorias a caminho

Caucaia vai dar uma reforçada daquelas nos acessos rodoviários, com recursos estaduais e federais. Já estão engatilhados projetos para a construção de alças do viaduto do Bairro Nova Metrópole, que integram o anel viário, e a duplicação do trecho da BR-222 à CE-155, na entrada do Porto do Pecém. A estrada entre o Bairro Nova Metrópole a localidade de Mirambé também será alargada e repavimentada.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.