coluna

Comunicado: integração e controle

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 30.06.2018

Se tiver as devidas condições para operar, há uma boa novidade no serviço público. É a Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública, uma soma de órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado, que têm por obrigação monitorar movimentos das administrações. Um clima de integração institucional paira sobre a proposta, o que, por si, já é um efetivo ganho para quem defende atividades de controle externo. Faltou o terceiro setor, mas sobram possibilidades e tempo de engajamento.

Da área

A coordenação da Rede de Controle Interno está sendo exercida por uma profissional experiente e credenciada na área pública. É a auditora da Assembleia Legislativa, Sílvia Correia. Na bagagem, ela conduz temporadas como secretária adjunto da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado e como titular da pasta, na gestão de Cid Gomes.

Valor agregado

Importante notar: a Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública não é uma instância de fiscalização e punição. Mas agrega valor pelas oportunidades de capacitação que pode oferecer. E de intercâmbio de experiências, de troca de conhecimentos e práticas. Os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário estão presentes na iniciativa.

"Aconteceu comigo e acontece com muitos brasileiros"
Deputado Walter Cavalcante (MDB) Admitindo que foi vítima de golpistas que atuam em redes sociais na Internet e cobrando meios para proteger os cidadãos dos vigaristas.

75

Vagas

Anuais vão ser oferecidas em 2019 pelos recém-formados curso de licenciatura em Música (30 vagas) e licenciatura em Pedagogia (35 vagas) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), no Campus de Canindé.

9

Semestres

São a duração do curso de Música, direcionado para formar professores para a educação básica. O de Pedagogia terá oito semestres e será voltado para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Do coração

O grupo Heróis do Coração - uma articulação de pais, familiares e amigos em favor da criança cardiopata - têm amanhã uma atividade das mais cidadãs. E estarão a manhã toda no Parque do Cocó recebendo doações de artigos de higiene para as mães dos pequenos pacientes internados no Hospital do Coração Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, em Messejana.

Atropelando projetos

O vereador Márcio Cruz (PSD) apresentou na Câmara projeto de indicação por meio do qual sugere à Prefeitura a construção de uma sede própria para a Guarda Municipal de Fortaleza. Até aí, tudo bem. Afinal, Márcio soma todos os requisitos para entender do riscado: é vereador, é integrante da Guarda Municipal e integra a base governista. O problema é que sequer se deu ao trabalho de verificar a existência de matérias similares. Como a do vereador Acrísio Sena (PT), também de indicação e datado de março passado. "Temos mais de 2 mil guardas dispersos, espalhados em prédios públicos e alugados. Apresentei o projeto e a melhor notícia é que conversei com o prefeito e ele afirmou que nosso projeto será acolhido", diz Acrísio.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.