coluna

Comunicado: História, cultura, literatura

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 29.09.2017

A antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz vem a Fortaleza lançar a biografia do escritor Lima Barreto (1881-1922). Será no Teatro Celina Queiroz, da Unifor, com palestra e sessão de autógrafos, em 11 de outubro. O trabalho é considerado a mais completa biografia de um dos principais autores da língua portuguesa, criador de personagens como Policarpo Quaresma, Castro - o vigarista que fingir saber falar javanês - e Isaías Caminha, publicada nos últimos 65 anos. "Lima Barreto: Triste visionário" traz, ainda, fotografias, manuscritos e reproduções de documentos originais.

Lilian Schwarcz é professora titular no Departamento de Antropologia da US e curadora adjunta do Masp. É autora, entre outros livros, de "As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos", contemplado com o Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro.

Image-1-Artigo-2301407-1

19

De outubro

É a data de início da 11ª edição das Bienal de Dança do Ceará, que está chegando aos 20 anos. A agenda contemplará Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Trairi, Paracuru, Itapipoca e Aquiraz.

43

Companhias

De dança participarão. Dessas, 25 são locais, nove de outros estados e nove de sete países. Espaços como o Cineteatro São Luiz e o Centro Cultural BNB sediarão as apresentações.

"Serão construídos dois conjuntos habitacionais, no Bairro Passaré, com estrutura de lazer. Para ser contemplado, o servidor de carreira precisa ter renda ramiliar entre R$ 2,60 mil e R$ 6,5 mil" 

Vereador Ésio Feitosa (PPL) num discurso pra lá de otimista, enquanto o cenário para o Minha Casa, Minha Vida no Interior é um indicativo de problemas para o programa

Olhar social

A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) fecha amanhã o período de recebimento de inscrições para o Programa Cegás de Responsabilidade Social. A ação é voltada para apoiar projetos que têm chancela de leis de incentivo à cultura, como a Rouanet, a do Audiovisual e mesmo a de Incentivo ao Esporte.

Via rede

Mais: propostas relacionadas à atenção oncológica e a fundos de direitos da criança e do adolescentes, dos idosos e das pessoas com deficiência também podem se abrigar sob o guarda-chuva social da Cegás. Contatos somente pela Internet: www.Cegas.Com.Br.

Quando a viagem é boa

O município de Boa Viagem sedia hoje mais uma edição da campanha Ceará Sem Drogas, realizada pela Assembleia. Será a 19ª rodada de conversas exposta pelo ex-jogador de futebol Walter Casagrande, hoje comentarista de TV. O Fundo Estadual de Políticas sobre Álcool e outras Drogas, proposto pelo presidente da AL, José Albuquerque (PDT) e já tornado lei, resulta diretamente da campanha.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.