coluna

Comunicado: Espaços de juventude

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 12.05.2018

A Prefeitura de Fortaleza está preparando licitações públicas nacionais para viabilizar dois novos centros de urbanos de cultura, arte, ciência e esporte (Cucas), um no Bairro Prefeito José Walter e outro no Pici. São obras de reforma, ampliação e adequação, ao custo total de R$ 62,5 milhões - o dinheiro vem do Banco Interamericano de Desenvolvimento. As providências, em ambas as estruturas, vão da comezinha aplicação de letreiros à adesivagem de ambientes; da instalação de pisos podotáteis à colocação de janelas com prosaicas telas anti-mosquito.

Image-1-Artigo-2395465-1

Atualmente, três Cucas funcionam em Fortaleza, nos bairros Barra do Ceará, Jangurussu (foto) e Mondubim. São elogiáveis propostas da gestão Luizianne Lins (2005- 2012), mas não tiveram expressão no governo do ex-prefeita - e parte das unidades sequer teve obras iniciadas. Agora, pelo visto, ganharam novo fôlego.

18

Anos

Já é o tempo de tramitação na Câmara federal de projeto que trata da jornada de trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. Após passar nas comissões temáticas, só falta ser apreciado em plenário.

3

Projetos

Também interessam diretamente à categoria: um define piso salarial; outro obriga a formação superior em cursos presenciais; e um terceiro determina exame obrigatório de suficiência para o exercício da profissão. Hoje é o Dia Mundial do Enfermeiro.

"Retira-se o ponto de lixo, fazendo a limpeza, e aí faz-se o plantio de árvore, até com a recuperação de calçadas. O local vira uma área urbanizada e revitalizada"

Vereador Renan Colares (PDT) sobre Fortaleza, mas dando a impressão de que está falando sobre Pasárgada.

Animado

Um dos pioneiros do cinema de animação do Nordeste está com passagem marcada para Fortaleza. É o cineasta e artista plástico baiano Chico Liberato. Ele vem participar do "Anima Ceará - Festival Nordestino de Cinema de Animação, Games e Web". O evento será de 23 a 26 deste mês, no Centro Dragão do Mar.

46 anos de traços

Chico Liberato realiza curta-metragens de animação desde 1972 e é autor de "Boi Aruá" (1983), considerado um dos clássicos internacionais do gênero. Mas homenageado também vai mostrar serviço no festival. É que o filme "Ritos de Passagem" (2014) está na relação das obras que serão exibidas.

Multifunções culturais

Image-2-Artigo-2395465-1

O currículo de Chico Liberato inclui as funções de diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia (1979-1991) e coordenador de Artes Visuais e Multimeios da Diretoria de Imagem e Som da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Sobre o "Boi Aruá", vale observar que o filme foi premiado pela Unesco, braço cultural da Organização das Nações Unidas.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.