coluna

Comunicado: Discussão no tempo certo

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 16.04.2018

Só dois parlamentares cearenses - José Guimarães (PT), na condição de titular, e André Figueiredo (PDT), como suplente - participam da comissão especial da Câmara dos Deputados que se dedica a analisar a nova proposta de Lei de Licitações, tramitando na Casa. Poderia ser apenas mais um trabalho legislativo ordinário, mas está longe disso. Gastos públicos que podem ser onerosos passam por processos licitatórios. Os julgamentos de gestões por órgãos de controle externo têm relação com mecanismos assim. O bom uso do dinheiro do contribuinte depende da obediência estrita a essa legislação. Enfim, moralidade administrativa e transparência estão intimamente vinculadas a essa discussão.

Image-1-Artigo-2388163-1

Comissões especiais têm uma tarefa nítida: a de emitir pareceres sobre proposições em situações especiais - temas como propostas de Emenda à constituição e códigos, por exemplo). Mas podem, ainda, desenvolver estudos sobre questões específicas. Por isso, são composições políticas com potencial de influenciar outras instâncias.

20 vagas

Estão sendo disponibilizadas para curso de linguagem de programação promovido pela Secretaria de Juventude e Lazer de Maracanaú, município da Região Metropolitana de Fortaleza.

20 horas-aula

Compõem a carga do curso, que se divide em 16 horas teóricas e quatro horas práticas. O Instituto Federal do Ceará é parceiro na iniciativa e s inscrições são feitas com apresentação de identidade, CPF e comprovante de endereço.

"Persistem muitos desafios que precisam ser enfrentados pelo poder público e pela cidade como um todo"
Prefeito Roberto Cláudio (PDT), sobre Fortaleza e seus 292 anos, comemorados sexta-feira, 13.

O plano

O vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan (DEM), também ex-deputado federal, ex-vice-governador do Ceará e ex-secretário da Segurança do Estado, tem agenda hoje na Câmara de Dirigentes Lojistas. Ele vai expor, a partir do meio-dia, do Plano Municipal de Proteção Urbana (PMPU).

Repeteco

Especialistas em segurança pública dedicam ao PMPU as mesmas considerações que deram ao extinto Sindes, ação que Moroni coordenou quando era secretário estadual. No compromisso de hoje da CDL, o vice-prefeito estará acompanhado do secretário municipal da Segurança Cidadã, Antônio Azevedo.

Tintim por tintim

Image-2-Artigo-2388163-1

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará vai fazer um tira-teima com partidos com representação no Estado. A ideia da presidente, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, é repassar informações sobre prestações de contas financeiras. Ou seja, indicar aos diretórios como comprovar arrecadações e gastos. A reunião será na próxima quinta, no TRE, em Fortaleza.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.