coluna

Comunicado: De olho na água

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 13.09.2017

A Cagece, que deve lançar em 9 de outubro próximo o já denominado "Edital de Dessalinização" - numa iniciativa em busca de alternativas para o abastecimento de água no Ceará, em pleno sexto ano de dificuldades de armazenamento impostas pela seca - está de olho em iniciativas exitosas. A propósito, o presidente da empresa, Neuri Freitas, arrumou a mala e desembarcou em Israel. O país é referência em técnicas, tecnologias e soluções para situações de escassez hídrica. Lá, a companhia estatal Mekerot tem servido de espelho com experiências bem sucedidas de dessalinização e reúso de água.

Oitenta por cento do esgoto em Israel são convertidos em água para a agricultura pela Mekerot - empresa que transborda 80 anos de atividades. O volume obtido com reúso atende 40% da demanda da agricultura de Israel.

5,2

Milhões

De estabelecimentos no País deverão ser visitados por recenseadores do IBGE entre outubro próximo e março de 2018, no 10º Censo Agropecuário.

5

Temas prioritários

Foram destacados para o 10º Censo Agropecuário: área da propriedade, produção, pessoal ocupado, uso de agrotóxicos e agricultura familiar. Os dados devem ser divulgados em 2018.

"Viabiliza que filhos de trabalhadores rurais façam cursos de nível superior e de técnicas agrícolas, qualificando a mão de obra no campo e possibilitando o aumento da produtividade"

Deputado Elmano de Freitas (PT) sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, que tinha fundo de R$ 32 milhões e que o governo Temer estaria planejando fazer minguar para R$ 2 milhões

Sem pacificação...

A jurista norte-americana Kay Pranis, que em 1997 implantou no Departamento Correcional do estado de Minnesotta (EUA) plano de justiça restaurativa - técnica de mediação para a resolução de conflitos -, está de passagem marcada para Fortaleza. Kay vem participar de evento na Escola de Magistratura.

...Não tem solução

A agenda de Kay Pranis tem relação direta com o programa "Ceará Pacífico", coordenado pela vice-governadora, Izolda Cela. A justiça restaurativa é um dos fundamentos dessa ação do Estado. Tribunal de Justiça e entidades do terceiro setor deverão ter representantes na palestra, no próximo dia 22.

O caminho para participar

Image-1-Artigo-2293438-1

O objetivo anunciado da palestra de Kay Pranis (foto) é o de "sensibilizar e difundir" na sociedade, com ênfase em quem atua nos sistemas de Justiça Juvenil e de Garantia de Direitos, além de jovens, famílias "e atores comunitários", para a justiça restaurativa e outros meios de pacificação social. Quem quiser participar, pode se inscrever enviando e-mail para esmec@tjce.jus.br.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.