coluna

Comunicado: contribuição da sociedade

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 25.08.2018

Boa notícia para movimentos da área de saúde: a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, uma das mais influentes do Senado, acatou sugestão legislativa para que os planos de saúde sejam obrigados a cobrir tratamentos contra o tabagismo. A ideia ainda é modesta e define que sejam garantidos atendimento ambulatorial e fornecimento de medicamentos para quem quer se livrar do vício. O texto, que passou a tramitar no colegiado - no qual não há parlamentares cearenses -, indica que 50 doenças estão relacionadas ao uso de cigarros e outros produtos derivados do tabaco.

Image-1-Artigo-2442213-1

Estima-se que as despesas do País com a saúde de tabagistas seja 3,5 vezes superior à receita de impostos sobre derivados do tabaco. Ou seja, até mesmo a frieza

80%

Dos fumantes

Admitem que querem deixar o consumo de derivados do tabaco, de acordo com texto sob análise dos senadores. No entanto, só 3% conseguem largar sozinhos, razão pela qual é necessário tratamento específico.

50

Doenças

Estão relacionadas ao tabagismo, segundo o projeto que tramita na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. O Brasil gasta por ano cerca de R$ 20 bilhões para tratar doenças do gênero.

"Não vamos resolver os problemas do Brasil em relação a saúde, educação, e a moradia se não pensarmos no futuro"

Vereador José Barbosa Porto (PRTB) sobre os desafios eleitorais dos brasileiros em 2018.

No coletivo...

Termina hoje o prazo para impugnações de candidaturas na Justiça Eleitoral por outros candidatos, partidos, coligações ou pelo Ministério Público. Os questionamentos devem se referir a pedidos de registro individual de postulantes cujas siglas deixaram de requerer no processo coletivo.

...E no particular

Mas a funil não se limita a isso. É que também termina neste sábado o prazo para que qualquer cidadão aponte à Justiça Eleitoral a inelegibilidade de candidato que tenha feito pedido de registro individual, na hipótese de partido ou coligação não requererem. O denunciante precisa estar no gozo de direitos políticos.

Leia com atenção

Image-2-Artigo-2442213-1

A Livraria do Escritor Cearense, dirigida pelo ex-governador Gonzaga Mota, realiza das 9 às 15h de hoje, no Náutico Atlético Cearense, a III Feira do Livro Pegue & Pague - na qual não há a participação de vendedores. Além de promover os autores locais, o evento tem o objetivo de implantar uma sistemática de educação e conhecimento que existe em países desenvolvidos.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.