Coluna

Comunicado: A violência na mira

roberto-maciel

Comunicado

ROBERTO MACIEL - roberto.maciel@diariodonordeste.com.br • Coluna da editoria Cidade

01:00 · 30.05.2018
Vem aí a sexta edição do Seminário Prefeitos Ceará. O tema deste ano é a espinha dorsal das boas gestões: "Governança e Transparência". O evento é promovido pelo Diário do Nordeste e Prática Eventos, com realização do Instituto Future, Tribunal de Contas do Estado e da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará

Começam hoje as atividades do Laboratório de Estudos sobre Violências contra Mulheres, Meninas e Minorias (Levim), vinculado ao Núcleo de Pesquisa do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza. O Levim selecionou alunos como pesquisadores, com destaque para cursos de Direito, Psicologia e Comunicação Social. A efetividade de iniciativas como o Levim/Unifor é fundamental não só para que se obtenham números da violência ou para que se avaliem cenários, mas para que se mudem aspectos culturais que brutalizam a sociedade e desafiam a lei. A abordagem acadêmica desse fenômeno é pra lá de necessária. Afinal, é inclusiva, pressupõe conhecimentos e soma posturas cidadãs.

126 milhões de reais

São a expectativa da seção cearense da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) para a entrada de dinheiro na economia do Estado durante o feriadão de Corpus Christi, de hoje a domingo próximo.

3ª posição

É a que é ocupada por Fortaleza entre os destinos mais procurados no País, segundo uma das principais operadoras turísticas do mercado nacional. A estimativa é de que 50 mil turistas venham a Fortaleza.

"Mais de 20 mil cearenses ascenderam de classe social, refletindo políticas públicas de atendimento social e de fortalecimento da infraestrutura de geração e oportunidades de trabalho"

Deputado Sérgio Aguiar (PDT) sobre mudanças na cena social do Estado.

Projeção

Os números são, de fato, otimistas: Fortaleza pode receber já a partir desta quarta-feira uma legião de 50 mil turistas ávidos por sol e praia no feriadão de Corpus Christi. Isso renderia valiosos milhões para a economia do Estado, com aumento de 47% em relação ao mesmo período do ano passado.

Mais um efeito

Mas, diante das incertezas impostas pela greve dos caminhoneiros, é possível levar em conta a projeção, anunciada pela Associação Brasileira de Hotéis? Uma dúvida assim, grave e preocupante, é só mais um efeito da paralisação nas estradas, saudada com indisfarçável entusiasmo político por poucos setores.

Do neto para o vovô

O deputado Agenor Neto (MDB) pôs para tramitar na Assembleia Legislativa do Ceará projeto que dá ao centro de convenções do município de Iguatu o nome dele mesmo. Ou quase, já que propõe oficialmente uma homenagem ao avô materno, Agenor Gomes de Araújo, de quem herdou o nome. Tanto o parlamentar quanto o pai, José Ilo Dantas, e o avô-homenageado foram prefeitos de Iguatu.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.