Colônias de férias são opção para a garotada - Cidade - Diário do Nordeste

CURTIÇÃO

Colônias de férias são opção para a garotada

10.12.2007

Pés no chão e poucos compromissos. As crianças precisam desestressar. Que tal as colônias de férias?

Férias. As tão esperadas férias chegaram! Dias inteiros para escolher à vontade o que fazer. Para quem quer algumas sugestões, o Diário do Nordeste conta o que algumas escolas, a Universidade de Fortaleza (Unifor) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) estão preparando para os meses de dezembro e janeiro, com atividades começando já nesta semana.

Voleixiga, pique, bandeira, refresca cuca, hora do rango, rastros e trilhas, cabra cega, caça ao tesouro, bingo maluco, peteca, oficina de artes. Estas são algumas das atividades previstas no calendário da Creche Escola Planeta Criança, na Aldeota, já a partir de segunda-feira, para crianças de um a dez anos. Lá as férias podem ser curtidas até o dia 21 de dezembro e de 7 a 25 de janeiro.

Natureza

A partir do dia 10, outra opção é fazer uma horta, plantar em um jardim e criar receitas a partir de frutos colhidos na hora, como cenoura e batata. Com o tema “Natureza”, a Colônia de Férias do Colégio Darwin, na Aldeota, promete animar as manhãs e tardes das crianças de dois a 12 anos.

Segundo a coordenadora da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, Rose Freitas, a atividade foi pensada para quem não tem espaço em casa para fazer estes experimentos com a terra. Há opções para um período ou tempo integral, de 10 a 21 de dezembro e de 7 a 18 de janeiro.

Na Parquelândia, o Colégio Walter Disney, em parceria com a Academia Premiun, promovem sessões de cinema, futsal, recreação aquática, oficina de artes, brinquedos encantados - resgatando cantigas de roda - e passeios. A faixa etária vai de quatro a dez anos, com atividades de 2 a 11 de janeiro, no período da manhã.

Unifor

Com novas instalações no Ginásio Poliesportivo, um amplo espaço de 5 mil metros quadrados, a XIX Colônia de Férias da Unifor será de 7 a 18 de janeiro, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 11h30. Neste período haverá atividades esportivas (futsal, vôlei, basquete, handebol, futebol e atletismo), recreativas (gincana, jogos lúdicos) e culturais (oficinas de pintura, desenhos, argila, bastões decorativos, colagens e teatro), além de organização de festas temáticas.

A faixa etária é de quatro a 12 anos. As inscrições começam nesta segunda-feira. Além disso, estão abertas ao público em geral as salas de exposições, espetáculos teatrais, além de eventos musicais.

Recreação, gincana cultural, oficinas de dedoche, miçangas, colagem, pintura e desenho, visita à biblioteca, teatro infantil, show de palhaços, cinema e visita à Colônia Ecológica Sesc Iparana são as atividades que estão planejadas para o Colônia de Férias, que acontecem na Educar Sesc, sempre de 13 às 17 horas, no período de 14 a 18 de janeiro.

As inscrições já estão sendo feitas no Serviço de Atendimento ao Cliente do Sesc. Os interessados podem se inscrever até 14 de janeiro. Podem participar da Colônia crianças de quatro a 12 anos.

OPINIÃO DO ESPECIALISTA

ANABELA ALCÂNTARA*

Experiências ricas para a criançada

A colônia de férias é o espaço onde as crianças podem ser elas mesmas, vivenciarem a sua individualidade. Por isso, neste momento do ano é importante que as atividades não lembrem as regras da escola, embora seja necessário estabelecer algumas ao longo das brincadeiras. O ideal é que os monitores estejam atentos ao movimento das crianças, para que acompanhem o ritmo delas. Nada de seguir rigorosamente um planejamento e de impor as atividades. Tem muitas coisas que surgem no contato direto com elas e essas experiências são muito ricas. Tudo deve ser o mais lúdico possível. Quando eu fazia as minhas colônias de férias gostava de resgatar brincadeiras como pular corda e corrida de saco. Algumas tinham dificuldade em pular com os dois pés ao mesmo tempo, sinal de que este tipo de brincadeira vem se perdendo com o tipo de vida em apartamentos. Outra vez foi com uma menina que se soltou tanto que, apesar de rígida em seu comportamento habitual, acabou o dia com os cabelos soltos e a roupa suja. Basta um estímulo para todos se envolverem com as propostas. O melhor é propor ao invés de impor. Entre os momentos das brincadeiras, vale atividades como recolher o lixo, fazer piquenique. No mais, é inovar e deixar fluir.

*Psicopedagoga, arte-educadora e arte-terapeuta

ALGUMAS OPÇÕES

Centro de Educação Infantil Sandbox-Escola Bilíngüe


Rua Marcos Macedo, 1485, Aldeota, - Período: 3 a 14 de dezembro (manhã ou tarde e integral) - Telefone: 3267.3949

Escola Nova

Rua Caio Cid, 390 - Luciano Cavalcante - Período: 3 a 14 de dezembro (manhã ou tarde e integral) - Telefone: 3273.1397

XIX Colônia de Férias da Unifor

Avenida Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz - Período: 7 a 18 de janeiro (manhã) - Telefones: 3477.3114 e 3477.3255

Escolinha Toca da Criança

Rua Jornalista Nertan Macedo, 35 - Cocó - Período: 3 a 14 de dezembro (manhã) - Telefone: 3273.1397

Colégio Darwin

Rua Ildefonso Albano, 1030 - Aldeota - Período: 10 a 21 de dezembro e 7 a 18 de janeiro (manhã ou tarde e integral) - Telefone: 3221.2820

Creche Escola Espaço Inteligente

Rua Fonseca Lobo 2621 - Aldeota - Período: 3 a 14 de dezembro (manhã) - Telefone: 3224.1800

Creche Escola Planeta Criança

Rua Marcos Macedo, 1250 - Aldeota - Período: 3 a 21 de dezembro e 7 a 25 de janeiro (manhã ou tarde e integral) - Telefone: 3224.6400

Escola Creche Gira Mundo

Rua Visconde de Mauá, 2100 - Aldeota Período: 3 a 14 de dezembro (manhã ou tarde e integral) - Telefone: 3244.7904

Colégio Walter Disney/Academia Premium

Rua Bernardo Figueiredo, 1880 - Parquelândia - Período: 2 a 11 de janeiro (manhã) - Tel: 3223.2077

Colégio Sequence

Avenida Barão de Studart, 826 - Aldeota - Período: 5 a 20 de dezembro e 9 a 25 de janeiro (manhã ou tarde e integral) - Telefone: 3224.5700




Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999