Colônias de férias inovam as brincadeiras - Cidade - Diário do Nordeste

TEMPO DE DIVERSÃO

Colônias de férias inovam as brincadeiras

05.01.2010

Para que crianças não enjoem os passatempos, educadores alternam estratégias, de jogos esportivos a fantasias

Numa tarde é um cachorro, na outra uma flor, a cada dia, um novo personagem de roupas coloridas aparece para as crianças que estão nas colônias de férias.

Nos clubes, universidades e escolas, a temporada de diversão e lazer já foi aberta para a garotada. Para os pais, a despreocupação e comodidade.

A progamação da XXII Colônia de Férias da Universidade de Fortaleza, por exemplo, inclui nesta edição, além das atividades esportivas, recreativas e culturais, vários momentos de interação com a natureza.

De acordo com o professor Walter Cortez, alguns animais como iguanas, emas e papagaios podem ser descobertos no campus. O educador ressalta que o rodízio de atividades feito a cada período torna as edições da colônia de férias em aventuras diferentes. "Neste ano vamos oferecer oficina de tênis e ginástica olímpica, além do resgate de antigas brincadeiras de rua", acrescenta. Os pais recebem a programação de atividades no ato da inscrição.

A educadora Celeste Lima, do Paraíso da Perê - Círculo Militar, descreve as colônias de férias como espaços importantes de socialização. "As crianças que participam destas programações aprendem a conviver em harmonia com os outros, divertem-se com a variedade de jogos lúdicos e estão sob os olhos de profissionais".

O educador físico Thiago Valente, mais conhecido como Tio Colgate pelos pequenos, enumera a gama de jogos e diversões necessárias para entreter a turma inteira durante uma semana inteira: são jogos de tabuleiro, teatrais, em grupo, em dupla ou individuais.

Quando os "tios" e "tias" vestem fantasias e aparecem como personagens de histórias é uma festa."Damos vida às brincadeiras e asas à imaginação. Na ´Caça ao Tesouro´ a história que é contada se passa numa ilha deserta e eles colaboram para que os personagens encontrem todos os elementos necessários para a fim do jogo", relata Valente.

A estudante de teatro Edla Sindeaux, "Tia Paquita", conta que do primeiro ao último dia novas amizades se formam e ao término, todos sentem saudades. "Mas elas (as crianças) levam uma sementinha de feijão que plantaram e podem continuar a brincadeira em casa. é uma diversão só".

Programações diversas

1- No Círculo Militar de Fortaleza, educadores do Paraíso da Perê brincam de corda, contam histórias, vestem fantasias, tudo para alegrar a criançada.

2- A Colônia de Férias da Unifor, que acontecerá entre os dias 11 e 22 de janeiro, inclui atividades esportivas e de recreação, visitas a espaços culturais, resgate de brincadeiras antigas, interação com a natureza, foco na afetividade, amizade e sensibilização artística .

3- Na Colônia Ecológica Sesc Iparana as crianças podem se divertir nos parques e salões de jogos

Colônias de férias:

Unifor: 3477.3143
Paraíso da Perê: 3088.9160
Sesc Iparana: 3318.4900

JANAYDE GONÇALVES
REPÓRTER



Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999