rede pública

Cirurgia bariátrica é tema de audiência

01:00 · 27.06.2018

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública, realizará nesta quarta-feira, dia 27, às 11h, uma audiência pública com o objetivo de normalizar o abastecimento de insumos necessários para a realização de cirurgias bariátricas na rede pública. O evento acontecerá na sede das Promotorias Cíveis, localizada à Rua Lourenço Feitosa, nº 90, no bairro José Bonifácio.

Segundo a promotora de Justiça Ana Cláudia Uchôa, será firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os gestores públicos a fim de garantir os materiais necessários para realização da cirurgia bariátrica pelo período de um ano.

Foram notificados a participar o secretário da Saúde do Ceará (Sesa), Henrique Javi, a Procuradoria do Estado, a coordenadora do Núcleo de Aquisição de Insumos da Sesa, Bianca Moreira, o diretor do Hospital Geral César Cals, Antônio Eliézer Arrais, e o médico cirurgião do mesmo hospital, Rodrigo Feitosa.

Conforme o Diário do Nordeste mostrou em reportagem, mais de 700 pessoas estão na fila de espera para cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Ceará. Dessas, 244 estão aptas para o procedimento no César Cals e 453 no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). No César Cals, por exemplo, as cirurgias foram paralisadas entre outubro de 2017 e maio deste ano.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.