Cidadania no Bairro Genibaú - Cidade - Diário do Nordeste

AÇÃO VERDES MARES

Cidadania no Bairro Genibaú

06.03.2010

Projeto Ação Verdes Mares levou ao Bairro Genibaú serviços de cidadania, saúde e educação

Francisco Edvairton Silva, 35 anos, foi uma das dezenas de cidadãos que compareceram ao calçadão do Rio Maranguapinho, no bairro Genibaú, onde ocorreu, ontem, a terceira edição deste ano do Ação Verdes Mares.

Promovido pelo Sistema Verdes Mares, em parceria com entidades públicas e privadas, o projeto tem como objetivo levar serviços de cidadania, saúde e educação para comunidades de Fortaleza e Região Metropolitana. Silva chegou cedo, às 6h30 (a ação começa às 9) para tirar a primeira via da Carteira de Identidade do filho, Henrique, 8, e renovar a sua.

O menino precisava do documento para participar da turma de futebol do bairro. O serviço, dos mais disputados, também levou Clairton de Souza, 21, ao local, pois queria tirar a 2ªvia da Identidade para pleitear a vaga de zelador em um shopping da cidade. "Não tenho tempo, então foi ótimo ter essa ação. Me ajudou muito", disse.

A questão do tempo também motivou o segurança Francisco de Assis Rodrigues, 51 anos, a se dirigir ao calçadão, mas para medir a pressão e fazer o exame de glicemia. "Como trabalho à noite e preciso descansar de dia, não tenho condições de ir ao posto de saúde e pegar senha", justificou. Já é a segunda vez que ele participa da Ação Verdes Mares pela mesma razão. Sua pressão estava alta, 14 por 9, sinal de que precisava cuidar da saúde.

Também na fila, a secretária Sirleide Almeida,29, depois de tirar a Identidade da filha Anne, de sete anos, queria fazer o exame de glicemia e pressão. "A saúde é muito importante e não queria perder a oportunidade", disse, acrescentando que a filha precisava tirar a Carteira de Identidade para ir aprendendo desde cedo a ter responsabilidade com o documento.

Aliás, a criançada, além de tirar documentos, também aprendeu outras lições de cidadania. A Cagece, parceira da Ação Verdes Mares, disponibilizou área de lazer com desenhos e pinturas, além de promover uma sessão de teatro de bonecos como objetivo de ensinar a fazer bom uso da água e evitar desperdícios. Emissão de Carteira de Trabalho, CPF, certidão de nascimento, parcelamento de conta de energia, orientação jurídica, corte de cabelo foram outras das muitas ações realizadas ontem.

A próxima edição será no bairro Pici, segundo Júlio César Barros, coordenador do evento.

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999