Medula óssea

Ceará ultrapassa 100 transplantes

00:00 · 20.11.2013

Chegou a 41 o número de transplantes de medula óssea realizados no Estado em 2013. Com este registro, o Ceará alcança o total de 108 transplantes desde de 2008, ano em que esse tipo de procedimento passou a ser feito pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em 2008, foram três transplantes; sete em 2009, 14 em 2010, 17 em 2011 e 26 em 2012, todos do tipo autólogos, em que o paciente recebe as suas próprias células sadias. A expectativa é de 50 transplantes de medula óssea no Ceará neste ano, segundo o chefe do serviço de Hematologista e Transplante de Medula do HUWC e coordenador do Banco de Cordão Umbilical e Placentário do Hemoce, Fernando Barroso.

Um dos procedimentos deve ser realizado hoje, e mais nove pessoas estão prontas para receber o transplante, segundo o médico. Em outubro deste ano, o Hemoce recebeu autorização do Ministério da Saúde para realizar os transplantes alogênicos, em que o paciente recebe células sadias de outra pessoa.

Seleção

Com a autorização, o Hemocentro já está selecionando pacientes e doadores. Após a seleção do paciente e avaliação do estágio da doença e do estado de saúde, é preciso encontrar o doador. A primeira busca é na família do paciente, onde em 30% dos casos o doador é encontrado. Não sendo possível, a procura segue nos cadastros de doadores e bancos de cordão umbilical.

Até o momento, quem precisa do procedimento alogênico, deve se deslocar a outros estados. Espera-se, com o início dos procedimentos, em 2014, que os transplantes de medula óssea no Ceará aumentem ainda mais.

Uma das causas do aumento de doações no Estado é a campanha Doe de Coração, da Fundação Edson Queiroz, com apoio do Sistema Verdes Mares e parceria da Universidade de Fortaleza (Unifor). O movimento atua desde 2003 promovendo a conscientização voluntária da doação de órgãos no Ceará.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.