juntos por fortaleza

Capital terá mais 16 Areninhas da parceria Estado/Prefeitura

O equipamento do Sítio Córrego receberá grama sintética, alambrado, iluminação e vestiários, dentre outros itens

01:00 · 13.04.2018

O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana lançaram pacote de 16 novas Areninhas para Fortaleza, na manhã de ontem, no bairro Mondubim. Camilo Santana e Roberto Cláudio assinaram a ordem de serviço do primeiro equipamento do pacote, a Areninha do Sítio Córrego, na Regional V. Ao todo, foram orçados R$33,8 milhões para a construção dos equipamentos. Cada um deles terá custo de até R$ 2 milhões. A ação faz parte do Projeto Juntos por Fortaleza, de ações integradas entre o Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza.

O novo equipamento de esporte e lazer do Sítio Córrego receberá grama sintética, novas redes de proteção, alambrado, iluminação, arquibancadas, depósito, vestiários, acessibilidade e paisagismo, dentre outros itens. O entorno do campo também será requalificado e ganhará iluminação pública com luz branca, Academia ao ar livre, parque infantil, bancos, cachorródromo, quadra poliesportiva, quadra de vôlei de praia e meia quadra de basquete, além da recuperação da ponte existente sobre o Riacho Martinho, transformando-se em uma área recreativa para diversas atividades esportivas e culturais.

Vulnerabilidade

"Hoje, damos o pontapé neste equipamento do Grande Mondunbim, mas toda semana teremos uma ou duas areninhas novas, dando ordem de serviços juntos, Prefeitura e Governo do Estado. São mais 16, em áreas de maior vulnerabilidade, grande população jovem, onde a violência ainda é um desafio, em que instalamos um equipamento que é de prevenção e promoção da paz", declarou o prefeito.

O governador Camilo Santana afirmou que a ação está sendo replicada em todo o Estado. "Essa é uma das grandes políticas de prevenção à violência, dando oportunidade aos nossos jovens, criando uma dinâmica econômica nessas áreas. O resultado é uma política vencedora, de grandes resultados. Decidimos não só fortalecer e reforçar a parceria com o prefeito, mas, além disso, levar para todo o Estado do Ceará", declarou.

Projeto

Além da Areninha do Sítio Corrego, Prefeitura e Governo instalarão outros 15 novos equipamentos na Capital ao longo de 2018, sendo eles nos bairros Vila Velha, Antônio Bezerra, Bonsucesso, Itaóca, Parangaba, Serrinha, Mondumbim I e II, Granja Portugal, Parque Dois Irmãos, Curió/Lagoa Redonda, Castelão, São Bento, Jardim das Oliveiras, Barroso e Coaçu.

O Projeto Areninhas está urbanizando e requalificando campos de futebol em bairros com alto índice de vulnerabilidade social. O objetivo é entregar à população equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa, além de praticar atividade física, ter um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã. Para isso, nas novas Areninhas, também são implantados núcleos de projetos esportivos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel).

O morador da região do Sítio Córrego, Paulo Freitas, praticante de futebol, estava alegre com a novidade. "A gente joga na areia. A grama sintética vai melhorar muito a nossa vida. Tudo é estimulo para os jovens daqui", contou Freitas.

Fortaleza conta com 22 Areninhas. Elas estão localizadas nos bairros Meireles (Campo do América), Quintino Cunha (Thauzer Parente), Genibaú (Campo do Sevilha), Campo do Pici (CSU César Cals), Pirambu, Vila União, Aracapé, Conjunto Ceará (Polo de Lazer), Sítio São João, Barra do Ceará (Campo do Grêmio), Rodolfo Teófilo (Campo do Novo Ideal), Campo do Barroso, Sargento Hermínio, Beira-Rio, José Walter, Parque Dois Irmãos, Conjunto Esperança, Praia do Futuro I (Serviluz), Praia do Futuro II (Caça e Pesca), São Bernardo (Messejana), Planalto Ayrton Senna e Grande Bom Jardim.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.