Hospital de Messejana

Capital sedia capacitação de cardiologia

O Projeto é resultado de um convênio entre o Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

00:00 · 19.06.2017

No ano em que se comemora 20 anos de transplantes cardíacos no Ceará, a equipe de profissionais do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, realizou mais um módulo presencial do Projeto de Tutoria em Transplante Cardíaco. A capacitação aconteceu de 16 a 18 de junho, no Hotel Diogo, em Fortaleza e envolveu profissionais da área da saúde do Ceará e de instituições médicas de outros Estados. O HM é referência em transplantes de coração e de pulmão, além de se destacar nas áreas de ensino e pesquisa.

O Projeto Tutoria em Transplante Cardíaco é resultado de um convênio entre o Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Teve início em dezembro de 2015 e deve ser concluído até o fim de 2017 ou início de 2018. O treinamento tem duração total prevista de 2 anos e já tem assegurado um orçamento de R$ 4,5 milhões, recursos do Ministério.

Este foi o décimo módulo da Tutoria. Cerca de 60 profissionais de saúde de cinco hospitais do Brasil, selecionados pelo Ministério da Saúde, estão inscritos no Projeto de Tutoria em Transplante Cardíaco do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes.

As aulas teóricas e práticas abordaram técnicas de transplantes de coração e implante de coração artificial. "Os 60 alunos da Tutoria que estão sendo treinados pelo Hospital de Messejana vão, num futuro próximo, colaborar com a implantação de novos serviços de transplantes cardíacos em seus estados, melhorando assim o número de transplantes cardíacos realizados no Brasil, contribuindo com a estatística do Sistema Nacional de Transplantes", afirma o diretor do Projeto e cirurgião cardiovascular, Juan Mejía.

De acordo com ele, algumas das equipes já começaram a transplantar em seus estados antes mesmo da conclusão das aulas da tutoria. Dentre os participantes do projeto de Tutoria em Transplante Cardíaco do Hospital de Messejana estão profissionais de diversas especialidades, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.