15 de agosto

Caminhada com Maria estima 2 mi de fiéis

01:00 · 06.08.2018
 

Aproximadamente dois milhões de pessoas devem fazer o percurso de 12,5 quilômetros correspondente à travessia do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, à Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro. Essa é a expectativa de público prevista pela organização da Caminhada com Maria deste ano que, em sua 16ª edição, tem como tema “Caminhamos com Maria, Mãe da Igreja” e lema, “Mulher, eis aí o teu Filho. Filho, eis aí a tua Mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em casa”.

O evento, como já é tradição, será realizado no dia 15 de agosto – Dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza –, a partir das 14h. A concentração será na Ponte da Barra do Ceará e, desta vez, a temática a ser refletida entra em sintonia com a instituição da memória de Maria Mãe da Igreja, decretada pelo papa Francisco, a ser celebrada na segunda-feira, após o Domingo de Pentecostes.

Para cumprir o trajeto, é aconselhável uso de roupas leves, cuidados com a pele e bastante ingestão de líquido. Um esquema de policiamento e de trânsito será elaborado para a ocasião, envolvendo agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Ao longo do percurso, como é de costume, aqueles católicos que não acompanham a caminhada fazem sua reverência em casa mesmo, colocando imagens na porta da residência, vestindo branco e saudando religiosos que passam pelas ruas e avenidas.

Balanço

Organizada pela Arquidiocese de Fortaleza desde o primeiro ano e decretada, em 2015, como patrimônio cultural imaterial do Brasil, a caminhada reúne ricas expressões de fé e já se consolidou como uma importante data no calendário dos fiéis católicos, momento em que eles ornamentam as casas que integram o percurso da procissão com símbolos religiosos e toda uma fortuna de manifestações em reverência a Maria.

O apelo da ação é múltiplo desde quando começou, propondo diferentes olhares sobre assuntos que pautam cânones da Igreja e apostando em momentos de imersão durante a realização do encontro, o que justifica o crescimento do número de fiéis participantes a cada edição. Dentre as temáticas que já foram exploradas estão caridade, esperança, fidelidade e misericórdia.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.