Controle

AMC retoma ação na volta às aulas

A operação acontecerá até sexta-feira, de 6h30 às 8h e de 11h ao meio- dia, em pelo menos cinco escolas

01:00 · 02.08.2018 por Renato Bezerra - Repórter
CARROS
O problema mais comum é o estacionamento em fila dupla, mas os motoristas cometem outras irregularidades em desacordo ao Código de Trânsito ( FOTO: KID JÚNIOR )

Com o fim das férias escolares em Fortaleza, o trânsito local gera um acréscimo de 10% a 15% no número de veículos nas ruas, segundo estimativas da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Para evitar um impacto maior no fluxo de ruas e avenidas, a Autarquia retomou, ontem, as atenções para o entorno de escolas localizadas nas maiores rotas de passagem.

A ação deve acontecer até a sexta-feira (3), de 6h30 às 8 h e de 11h ao meio-dia, em pelo menos cinco escolas. O objetivo, segundo o gerente de operação e fiscalização da AMC, Disraelli Brasil, é disciplinar o acesso às instituições de ensino e assegurar o respeito às normas de circulação viária. Os logradouros foram escolhidos a partir da alta demanda de tráfego no local, como por exemplo, nas vias Coronel Linhares, Monsenhor Catão, Edilson Brasil Soares, Professor Carvalho esquina com Silva Paulet, além da Coronel Jucá com Padre Antônio Tomás.

"São locais com históricos de problemas. Na porta de escolas nesses locais a gente até indica que os motoristas peguem outras opções de vias. Vamos controlar o trânsito e corrigir irregularidades que contribuam aos congestionamentos", afirma.

Infrações

Entre eles, segundo destaca, o mais comum é o estacionamento em fila dupla, mas os agentes também observam a conduta dos motoristas em relação a demais pontos em desacordo ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como conduzir sem o cinto de segurança e o transporte de crianças pequenas sem a cadeirinha ou o bebê conforto. Apesar do caráter educativo, os motoristas estarão sujeitos a autuações se insistirem na infração.

Ainda segundo Disraelli, a Gerência de Educação da AMC também desenvolverá atividades lúdicas e educativas para conscientizar pais e professores quanto a boa convivência no trânsito. Essa ação, no entanto, deve acontecer a partir da próxima semana, conforme esclarece o gerente de operação da AMC, em locais ainda a serem definidos.

Com o retorno as salas de aula, a demanda por transporte público também é maior. Por essa razão, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) retoma, a partir da segunda-feira (6), com a frota das 328 linhas da Capital em sua totalidade. Durante o mês de julho, cerca de 25% das rotas tiveram redução de veículos, segundo o chefe de divisão de planejamento da Etufor, Miguel Guimarães.

"Nos meses de férias a gente sabe que muita gente aproveita para viajar e o uso cai. Sempre fazemos uma pesquisa com os dados do ano anterior para constatarmos a queda da demanda então a gente aproveita para diminuir a frota em algumas linhas", comenta.

As linhas mais utilizadas, acrescenta Guimarães, são geralmente as que passam por universidades, como a 075 - Campus do Pici/Unifor, 074- Antônio Bezerra/Unifor, e 855 - Bezerra de Menezes /Washington Soares.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.