Pré-Carnaval

AMC divulga operação especial para o trânsito

A Praia de Iracema, principal palco do evento, contará com dois percursos oficiais para os desfiles

00:00 · 15.01.2015
Image-0-Artigo-1778563-1
Em 2015, 60 blocos, fomentados via edital da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), vão desfilar pelas ruas dos quatro cantos da Capital. A festa começa amanhã e segue até o dia 17 de fevereiro ( Foto: Fabiane de Paula )

Para os foliões de plantão, é chegado um dos momentos mais esperados do ano: o Pré-Carnaval, com início amanhã (16). Para viabilizar a festa, que toma conta de ruas e avenidas da cidade, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) organizou operação especial para o trânsito. Serão 35 viaturas, 18 motocicletas e um efetivo de 64 agentes de trânsito e 14 agentes da Operação Via Livre - que deverão organizar o trânsito e coibir possíveis infrações.

A Praia de Iracema - palco principal do evento - contará com dois percursos oficias para o desfile dos blocos. O primeiro terá concentração na Avenida Almirante Tamandaré, seguindo pela Rua dos Tabajaras até o Aterrinho da Praia de Iracema. Neste trecho, o estacionamento será proibido a partir das 6h, para liberar a área de concentração de foliões e ambulantes previamente cadastrados. O segundo terá concentração na Rua João Cordeiro, onde também será proibido estacionar a partir das 6h, no trecho compreendido entre a Rua Tenente Benévolo e a Avenida Beira-Mar.

Durante a passagem dos blocos, agentes de trânsito irão fechar, temporariamente, os cruzamentos da Rua João Cordeiro com as avenidas Monsenhor Tabosa e Historiador Raimundo Girão. Conforme a AMC, o acesso de moradores e hóspedes de hotéis na área dos desfiles de blocos só será permitido mediante apresentação do comprovante de endereço aos agentes de trânsito. Veículos com passageiros com deficiência também terão acesso permitido, mas somente para desembarque. A finalização da operação está prevista para as 22h, quando a maior parte do público já deverá ter dispersado.

Na Praça do Ferreira, 14 agentes de trânsito farão o bloqueio nos cruzamentos das ruas Major Facundo e São Paulo e na rua Floriano Peixoto com Pedro Pereira, a partir das 15h. Os demais blocos terão apoio das viaturas e motocicletas, que farão rotas em diversos bairros.

Reforço

A frota de ônibus também será reforçada. De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), 13 veículos extras darão suporte aos 1.415 veículos que circulam aos sábados e domingos. A partir das 15h, os carros extras ficarão disponíveis nos terminais de maior movimento. Serão quatro no Terminal da Parangaba, quatro no Antônio Bezerra, dois no Papicu, dois no Siqueira e um no Terminal da Messejana. Outros dez auxiliares de operação darão suporte no embarque e desembarque nas paradas de ônibus próximas ao aterro da Praia de Iracema.

Já o esquema de segurança contará, a cada fim de semana, com efetivo de 362 homens, sendo 275 policiais militares, 63 policiais civis e 24 bombeiros, dividido entre os principais corredores de acesso aos blocos da cidade: Mercado dos Pinhões, Praça do Ferreira, Passeio Público e aterrinho da Praia de Iracema. Quinze viaturas, 18 motocicletas e 12 conjuntos de cavalos serão utilizados semanalmente pela Polícia Militar na ação.

Olodum e Ylê Ayê animam cortejo de blocos de rua

Para promover a festa de rua do Pré-Carnaval, 60 blocos, fomentados via edital da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), farão a folia nos quatro cantos da cidade por mais de 30 dias. A programação tem início na próxima sexta-feira (16), quando se inicia a movimentação, e segue até 17 de fevereiro. Dando início às atividades, o Estoril recebe, amanhã (16), a partir das 18h, o 1º Grito de Carnaval, com abertura da exposição "Outros Carnavais", seguida por um Baile de Máscaras.

Retornando à programação oficial do Pré-Carnaval de Fortaleza, o bloco Luxo da Aldeia sai do Benfica e passa a reunir foliões no Mercado dos Pinhões. As apresentações acontecerão sempre às sextas-feiras (dias 16, 23, 30 e 6), a partir das 19h.

Os desfiles na Praia de Iracema, grande destaque do Pré-Carnaval, começam neste sábado (17), seguindo nos próximos dias 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, sempre a partir das 16h. Unidos da Cachorra, Baqueta, Camaleões do Vila e Bons Amigos, necessariamente nesta sequência, se concentram no Poço da Draga e seguem pela Rua dos Tabajaras até o aterrinho. Já o Cheiro percorre a Rua João Cordeiro, a partir das 18h30, também finalizando o percurso em frente ao palco montado no aterrinho.

Atrações

Em 2015, o Ciclo Carnavalesco presta homenagem aos blocos de rua. Dessa forma, o cortejo da Rua dos Tabajaras será incrementado com agremiações de grande projeção em outros carnavais do Brasil.

Abrindo a programação, neste sábado (17) a Banda de Ipanema, tradicional bloco do Rio de Janeiro, fará o percurso da Rua Tabajaras a partir das 17h. As próximas atrações serão: Cordão do Bola Preta (24), também do Rio de Janeiro, Ylê Ayê (31) - o mais antigo bloco afro de Salvador -, fechando com o Olodum (7), também de Salvador.

Luana Lima
Repórter

d

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.