CIRCENSE

Alunos municipais se rendem à magia do circo

00:11 · 20.05.2011
A plateia, formada por mil alunos da rede municipal de ensino, ficou encantada com as apresentações
A plateia, formada por mil alunos da rede municipal de ensino, ficou encantada com as apresentações ( FOTO: FRANCISCO VIANA )
( )
Mil estudantes da rede municipal de ensino participaram do espetáculo que forma um novo público de circo

"Mulher ela vai voar, espia, espia, é lá no alto, espia!". Com os olhos bem abertos a pequena Débora Bezerra Saraiva, 7 anos, uma das crianças assistidas pelo Centro de Referência de Associação Social (Cras) Jardim das Oliveiras, não perdeu um só detalhe do espetáculo "AbraKadabra", do Circo Tihany Spectacula, e de fato seguiu as orientações do mago Richard: abra sua mente e viva a sua imaginação.

Assim como Débora, outras mil crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, e os atendidos pela Fundação Raimundo Fagner se entregaram a mesma magia. Ao todo, sete escola pertencentes a Secretaria Executiva Regional VI (SER V) tiveram a oportunidade de levar, na tarde de ontem, seus estudantes para o espetáculo.

Segundo o assessor de Cultura da SER VI, a sessão só foi possível graças ao projeto de formação de plateia criado pelo circo, incentivado pela Lei Rouanet. Dentre as propostas está a revitalização e formação de um novo público para o circo brasileiro, resgatando a cidadania de todos, através da milenar arte do circo.

Na próxima semana será a vez dos estudantes das outras cinco Regionais. Paulo explicou que as mil entradas serão divididas entre as escolas. "Na verdade são duas mil cortesias, sendo que metade é destinada aos promotores de cultura vinculados as SER´s , assim como os artistas circenses".

A companhia tem 54 anos de atividade e já percorreu 40 países, 800 cidades e já teve seus espetáculos vistos por mais de 80 milhões de pessoas. O espetáculo é único em cada lugar.

Encantamento

A maioria dos alunos que estava ali nunca imaginou assistir a uma apresentação como àquela. Para Samuel de Oliveira, 9 anos, a sensação foi incomparável. "A coisa mais legal que eu já tinha visto era o espalha brasa, é um negócio que gira bem rápido e fica lá na praça da igreja. Mas hoje, pôxa... Eu vou lembrar pra vida inteira, queria que minha mãe pudesse ter vindo, meus irmãos também", disse

Não só as crianças ficaram encantadas com a magia do circo, os professores que os acompanhavam também se renderam. Com olhares atentos, eles respondiam de forma precisa aos comandos dos palhaços.

ENQUETE
Fascinação

"Globo da morte era a principal parte de todo circo que eu ia no meu bairro, mas aqui eu gostei foi da mágica" Alison gomes, 15 ANOS, Estudante

"Nunca tinha vindo ao circo, aqui é tudo lindo, eles fazem umas coisas que a gente só vê mesmo na televisão" Maiara Sampaio, 9 ANOS, Estudante


THAYS LAVOR
REPÓRTER

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.