MECATRÔNICA E TELEMÁTICA

Alunos estimulados a construir robôs

01:16 · 30.11.2007
( )
A concentração era tamanha. Ao ultrapassar cada obstáculo imposto pelo circuito, os competidores respiravam aliviados. Afinal, era uma competição. Claro, os robôs eram guiados, mas as mãos humanas estavam fora de ação. Isso mesmo, tudo autônomo e previamente programado.

A III Competição de Robótica do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/CE), realizada na tarde de ontem, reuniu cerca de 26 equipes de estudantes do Cefet e de outras instituições, além dos curiosos usuais.

Cada equipe era composta de um a quatro integrantes, que tiveram o trabalho (e aprendizado) de montar um robô para competir nas categorias de localização ou corrida. De acordo com Rogério Oliveira, coordenador do curso de Mecatrônia do Cefet/CE e idealizador da competição, a de localização é indicada para os estudantes mais próximos de concluir o Curso de Mecatrônica Industrial ou Telemática.

Já a outra categoria, fica a cargo dos alunos do Ensino Médio e principiantes nos cursos de graduação. Como explicou, o objetivo da atividade é “que os estudantes comecem a ver as dificuldades de montar um robô. Parece simples, mas não é”, afirma o coordenador, ressaltando: “Eles saberão o que significa a prática e aprendem aqui o que jamais aprenderão em sala de aula”.

Após as etapas das duas categorias, os resultados apontaram como vencedores da corrida os estudantes do Ensino Médio do Colégio Master, Cândida Carolinne Alves, Rodrigo Castelo Branco, David Silveira e Jessica Nascimento. Eles receberam a orientação do professor de Robótica David Falcão e ganharam R$ 500,00.

Na de Localização, o primeiro lugar foi conquistado pelos estudantes de Mecatrônica Industrial do Cefet/CE, José Sérgio Lima e Tiago Malveira. A dupla ganhou R$ 1 mil e foi orientada pelo professor Sandro Jucá, na disciplina de Instrumentação Eletrônica.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.