ENEM

Alunos denunciam suposto vazamento

02:24 · 26.10.2011
Alunos de Fortaleza que se submeteram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último fim de semana, denunciaram, ontem, nas redes sociais da Internet, principalmente no Facebook, o vazamento de 14 questões da prova. Segundo versões dos internautas, um colégio da Capital teria divulgado em seu simulado, antes do exame, 14 perguntas idênticas às que estavam nos cadernos do Enem. Até às 22h de ontem, o post no Facebook que mostrava as fotos do suposto simulado já tinha 1.105 comentários.

"Um colégio aqui de Fortaleza deu um TD aos alunos antes da aplicação, contendo 14 questões iguais às que caíram no Enem", postou um aluno.

Outro estudante escreveu: "a maior cara-de-pau foi terem dado os módulos sem a logo do colégio. Difícil vai ser provar! Descobriu-se porque um dos alunos divulgou para esnobar e a notícia vazou", comentou.

"Essas questões estavam na Internet, eram as questões pré-testadas, qualquer colégio poderia ter acesso a elas", explicou um aluno também no Facebook.

"Existe o banco de dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), todos têm acesso ao mesmo, e dele se tira quantas questões quiser", alegou um internauta.

Gabarito

O Inep disponibilizou ontem, em seu site, os gabaritos das provas aplicadas no último fim de semana. Eles podem ser conferidos acessando www.diariodonordeste.com.br.

O resultado do Enem só será conhecido no dia 4 de janeiro de 2012, quando os candidatos saberão a nota geral no exame, que servirá de base para o cadastro no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No primeiro dia, os candidatos responderam 90 questões de ciências humanas e da natureza. No segundo, as provas foram de linguagens e matemática, além da redação, cujo tema foi "Viver em Rede no Século 21: os Limites entre o Público e o Privado".

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.