Serviço de saúde

Alunos da Unifor farão estágio na UPA Yolanda Queiroz

Convênio entre a Prefeitura e a Fundação Edson Queiroz garante que universitários irão atuar na nova unidade

O diretor do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso, lembrou que a unidade materializa a ideia que teve início na gestão do Chanceler Airton Queiroz
01:00 · 02.06.2018
O investimento na obra foi superior a R$ 6 milhões, com recursos oriundos da União, do Estado e do Município ( Fotos: Reinaldo Jorge )

Uma demanda histórica atendida. Desde a última sexta-feira (1º), o bairro Edson Queiroz, e, sobretudo, a comunidade do Dendê, em Fortaleza, passou a contar com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Yolanda Queiroz, que funciona em um terreno de 4 mil m² doado pela Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor). Na entrega da unidade da Prefeitura à população, o Município e a Fundação assinaram um convênio que estabelece que alunos dos cursos do Centro de Ciências da Saúde da Unifor realizarão estágios supervisionados no equipamento.

A Capital conta agora com 12 unidades do tipo, sendo seis geridas pelo Estado e seis pela Prefeitura. A estimativa é que o equipamento atenda cerca de 450 pacientes por dia. A Unidade foi entregue pelo governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio. A solenidade contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho; do diretor institucional do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso, da reitora da Unifor, professora Fátima Maria Fernandes Veras, além de vice-reitores, diretores, professores e alunos da Unifor, líderes comunitários e da população da comunidade do Dendê.

Em seu discurso, Roberto Cláudio destacou a parceria do Município e a Unifor, fortalecida ao longo dos anos com a prestação de serviços gratuitos para a população em equipamentos mantidos pela Universidade, como o Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) e as clínicas odontológicas. "Por muito tempo, a Unifor exerceu no bairro Edson Queiroz o papel do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza, ao prestar serviços médicos, educacionais e culturais à comunidade do Dendê e adjacências. Por isso, nada mais justo que essa homenagem à dona Yolanda Queiroz, que soube dar continuidade ao legado de seu marido, o empresário Edson Queiroz", ressaltou.

Diferencial

A UPA é a sexta inaugurada pela Prefeitura. As demais são localizadas nos bairros Jangurussu, Cristo Redentor, Itaperi, Vila Velha e Bom Jardim. Um diferencial do novo equipamento, segundo Roberto Cláudio, é justamente contar com os serviços de pesquisa e extensão dos cursos de Saúde da Unifor.

O diretor do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso, colocou a Universidade à disposição da nova UPA para gerar integração entre pesquisa, ensino e extensão. Dessa forma, professores, pesquisadores e estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Nutrição irão auxiliar no funcionamento da UPA.

O prefeito informou também que a nova unidade conta com nove médicos, dentre clínicos e pediatras. Os profissionais serão distribuídos em dois turnos: das 7h às 19h, trabalham cinco médicos e das 19h às 7h, outros quatro. "Estamos com a décima segunda UPA sendo aberta no meio de uma crise. Isso graças à parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e a iniciativa privada", ressaltou. O investimento na obra foi superior a R$ 6 milhões, com recursos oriundos da União, do Estado e do Município.

Em relação à manutenção do equipamento, o governador Camilo Santana explicou que a unidade será custeada por recursos dos três entes federativos. "Essa era uma demanda antiga e a Prefeitura buscava uma área. Aqui vamos atender não só ao Edson Queiroz, mas a Comunidade do Dendê que antes precisava se deslocar para outra UPA ou emergência de hospital para ter atendimento". O governador ressaltou também que o nome da nova UPA é uma "justa homenagem a Dona Yolanda Queiroz, uma expressiva empreendedora do Estado do Ceará", afirmou.

Doação de terreno

O terreno onde a UPA funciona é situado em frente à Escola de Aplicação Dona Yolanda Queiroz, instalada no Campus da Unifor e que beneficia crianças e jovens do Dendê. A área foi doada pela Unifor à Prefeitura no dia 30 de junho de 2016, em uma solenidade que contou com a presença do Chanceler da Unifor, Airton Queiroz e da reitora da Unifor, professora Fátima Maria Fernandes Veras.

Na entrega da UPA, ontem, o diretor do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso, enfatizou que a estruturação do novo equipamento materializa uma ideia que teve início ainda na gestão do Chanceler Airton Queiroz. Em discurso, Igor Queiroz Barroso ressaltou que com muita honra e orgulho representava a Fundação Edson Queiroz na solenidade e destacou quão justa é a homenagem à sua avó, Dona Yolanda Queiroz.

Igor Queiroz Barroso evidenciou ainda o lado empreendedor e visionário do casal Edson e Yolanda Queiroz e os efetivos legados dos dois para o desenvolvimento do Ceará. Dona Yolanda foi caracterizada por ele como "uma mulher de fibra, que conseguiu sustentar a união de uma família e a força de um conglomerado empresarial, mesmo após a partida súbita de seu grande amor".

Igor Queiroz Barroso disse também que a matriarca da família, que dá nome ao novo equipamento, "foi ao mesmo tempo estrutura e leveza, rocha e flor da história da família Queiroz".

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.